Como emitir guia de INSS retido em nota fiscal?

Como emitir guia de INSS retido em nota fiscal
Fonte/Reprodução: Original

Para poder emitir guia de INSS retido, será preciso cadastrar o fornecedor no parâmetro GPS/SEFIP. Deste modo, será possível ter maior controle dos fornecedores e cadastrar cada parâmetro devidamente com as informações necessárias.

Como emitir guia de INSS retido em nota fiscal

Fonte/Reprodução: Original

Publicidade

Publicidade

Quando reter o INSS na nota fiscal?

A retenção do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), costuma ocorrer a partir do momento em que o serviço ocorre no ambiente profissional do contratante do serviço, em outras palavras, ocorre quando um empregado de empresa que presta serviços precisa se deslocar para a empresa que receberá o serviço.

Neste caso, a empresa que realizou a contratação do serviço deverá reter cerca de 11% do valor das notas fiscais, de modo que recolha a Guia da Previdência Social (GPS), ao favor da empresa que prestou tal Serviço.

Desse modo, haverá o recolhimento do INSS que será compensado posteriormente através das prestadoras de serviços. Portanto, os chefes e demais funcionários devem se atentar quanto a isto.

Publicidade

Publicidade

Quais os serviços tem retenção de INSS?

Existem muitos serviços que possuem a retenção do INSS, como limpeza e zeladoria, vigilância, construção civil, serviços rurais, serviços de digitação e dados para processamento e por fim, acondicionamento de produtos.

O trabalhador deverá se atentar quanto ao valor que será abatido durante o processo de quitação das notas fiscais, além de faturas ou recibos de prestações de serviço.

Como emitir guia de INSS retido?

Será necessário cadastrar parâmetros de GPS/SEFIP para cada um de seus fornecedores e posteriormente deverá realizar o lançamento do valor da nota fiscal (NF), para em seguida gerar a GPS  de retenção dos serviços, além de fazer o cadastro de relatórios específicos para cada finalidade.

Se dirija ao menu e prossiga aos arquivos, para localizar o relatório GPS do Valor Retido nas Notas Fiscais. A partir do momento em que realizar o cadastro apenas faça a emissão da NF. Então, selecione o relatório padrão GPS e clique no ícone para imprimir ou visualizar na barra de ferramentas, basta preencher os dados e imprimir.

É imprescindível saber como emitir guias de INSS retido, para facilitar a vida dos funcionários no trabalho e do próprio empresário durante a prestação de contas. Portanto, é de extrema importância que haja o levantamento das guias de forma correta.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar