Como faço para calcular compras em dólar no cartão de crédito?

Como faço para calcular compras em dólar no cartão de crédito? Confira tudo que você vai precisar saber aqui No Detalhe.

Para quem pretende realizar viagens para o exterior ou fazer compras em dólar com cartão de crédito em sites estrangeiros, é interessante saber como calcular todas as suas compras com a conversão do dólar. Atualmente, há uma variedade de bancos que podem oferecer cartões internacionais ou com a inclusão do método ‘’viagem’’. Saiba os detalhes de como calcular suas compras pagas com dólar a seguir.

Como fazer o cálculo da compra em dólar com cartão de crédito?

Cada banco pode cobrar um valor diferente pela conversão de dólar no cartão de crédito. Há a inclusão de uma sobretaxa, conhecida como spread, e uma cotação como principal referência e o IOF.

Publicidade

Publicidade

O valor do IOF para compras internacionais em cartão de crédito é de 6,38% (na data de 05/12/2021) – valor que é cobrado em cima do total da compra. Todos aqueles que usam o cartão de crédito para compras internacionais devem ficar atentos para esse valor adicional na fatura do cartão.

Como faço para calcular compras em dólar no cartão de crédito (2)
Fonte/Reprodução: original

Com o cálculo realizado todos os dias pelo Banco Central, o câmbio fundamental aplicado como referência é o Dólar Ptax. A sobretaxa é habituada a ficar de 2% a 5%, na maioria das vezes, o dólar utilizado nessa conversão é o Ptax com o acréscimo do percentual.

Mas lembre-se, esse cálculo muda de acordo com o banco que está sendo feito, então a indicação é sempre averiguar bem todas as regras do processo antes de realizar uma compra em dólar com o cartão de crédito.

Publicidade

Publicidade

Qual cartão de crédito permite compra em dólar?

Por causa da praticidade e segurança das transações, o cartão de crédito está entre as principais opções de brasileiros que realizam compras em dólar. Por esse motivo, não é difícil encontrar cartões que fazem a conversão de dólar para reais. Porém, todos os clientes devem ficar atentos às taxas cobradas, cada cartão gera uma taxa diferente. É possível que cobrem até 7% superior à cotação.

Atualmente, existem milhares de cartões de crédito disponíveis no mercado que permitem compras em dólar, veja alguns dos melhores exemplos:

  • Cartão Nubank
  • Cartões de crédito BRBCard
  • Banco do Brasil Ourocard
  • C6 Bank
  • Barisul
  • Banco Inter
  • Sicredi
  • Santander
  • Bradesco
  • Itaucard

Antes de realizar suas compras, é aconselhável que consulte as taxas do seu banco, é possível encontrar instituições que cobram muito caro pela conversão. Por esse motivo, faça a análise de todas as taxas e informações disponibilizadas pelo banco e veja se vale a pena.

O que é dólar PTAX?

Resumidamente, o dólar PTAX  é a média de todas as taxas pela compra e distribuição da moeda no dia a dia.  O PTAX é  empregado diretamente em uma variedade de produtos presentes no mercado de câmbio. Alguns exemplos desses produtos são:

  • Futuros contratos;
  • Escolha de câmbios enumerados pela Bolsa de Valores;
  • Contratos resultantes de balcão com transações local ou no exterior;
  • Transações realizadas em empresas de câmbio especializadas no método de entrega física;
  • Negociações em real na bolsa de mercadorias estrangeira.

O dólar PTAX também serve como forma indispensável de referência para pesquisadores de cotação, analistas especializados na economia e todo o público interessado.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário