INSS: Como fazer o agendamento prévio para atendimento presencial nas agências?
Quem precisar ser atendido presencialmente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deve agendar um horário com antecedência. Essa medida começou a valer com a pandemia de Covid-19, com o objetivo de evitar aglomerações nas agências.
Para marcar uma data e horário para ser atendido no INSS, de forma presencial, siga esse passo a passo:
Acesse o aplicativo Meu INSS ou o site do Instituto;
- Faça o seu cadastro. Se você já estiver cadastrado, realize o login com o número do CPF e a senha de acesso;
- Clique na aba “Agendamentos/Solicitações ”;
- Em seguida, clique em “Novo requerimento”;
- Escolha qual tipo de atendimento você deseja receber quando comparecer a uma agência;
- Você pode acompanhar o resultado da sua solicitação de agendamento em “Resultado de requerimento”;
- Por fim, basta ir até uma agência do INSS na data e horário marcados pela internet.
Fila nos atendimentos
Se você realmente precisar ser atendido presencialmente por um funcionário do INSS, não tenha pressa. Em janeiro deste ano, 1,7 milhão de pedidos estavam na fila para análise, de acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário.
A maioria das solicitações trata sobre Benefício de Prestação Continuada para deficientes e de Auxílio de Incapacidade Temporária.
De acordo com o Instituto, esse acúmulo de pedidos não pode ser resolvido rapidamente por conta da pandemia de Covid-19. “Mesmo após a retomada gradual do atendimento, o INSS não conseguiu reabrir com sua capacidade total, visto que há servidores do atendimento, peritos médicos federais e assistentes sociais que fazem parte do grupo de risco, portanto, estão em trabalho remoto”, informa por meio de nota.
Com isso, o tempo de espera para o recebimento de uma resposta pode ultrapassar 30 dias.
Serviços online do INSS
Mais de 90 serviços estão disponibilizados de maneira online no Meu INSS, para evitar a necessidade do comparecimento presencial nas agências. Esse sistema pode ser acessado todos os dias a qualquer horário.
Outra opção é fazer uma chamada telefônica para a Central de Atendimento do Instituto. Neste caso, os atendimentos são feitos de segunda-feira a sábado, das sete horas da manhã até às dez horas da noite, no horário de Brasília.
A realização de agendamentos, remarcações, marcação de consultas, solicitação de requerimentos de prorrogação, solicitação de revisão de benefícios, obtenção de orientações e informações, registro de reclamações, elogios ou denúncias podem ser feitos na Central.
Alguns dados pessoais podem ser solicitados durante a ligação, como:
- CPF;
- Número de inscrição na Previdência Social;
- Número do NIS/PIS ou NIT (para os contribuintes individuais e domésticos);
- CNPJ ou CPF do empregador;
- Número do benefício, caso exista.
Atenção: funcionários do INSS NÃO solicitam dados financeiros ou senhas. Caso isso aconteça pode ser um golpe.
Atendimento presencial nas regiões Norte e Centro-Oeste
Nesta semana, os atendimentos nas agências do INSS das regiões Norte e Centro-Oeste voltaram à normalidade. Antes, apenas Perícia Médica e Avaliação Social eram realizadas. A partir de agora, todos os serviços retornam mediante agendamento prévio.
O Instituto reforça em nota: “Cabe destacar que em todas as unidades estão sendo adotadas rigorosas medidas, visando atender os protocolos de proteção e prevenção ao contágio para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus. E que apenas atendimentos agendados estão sendo realizados nas agências do INSS desde o início da pandemia.”
Até o dia 30 de abril, as Agências Móveis Flutuantes do INSS, chamadas de PREVBarcos vão passar por comunidades ribeirinhas do Pará. Elas vão levar serviços para os municípios de:
- Óbidos (PA);
- Oriximiná (PA);
- Cachoeira Porteira (PA);
- Cachoeira do Arari (PA);
- Muaná (PA).
Os atendimentos realizados pelo PREVBarcos são:
- Requerimento de aposentadoria;
- Solicitação de salário-maternidade;
- Pensão por morte;
- Benefício assistencial (BPC-LOAS).
A distribuição de senhas é feita no primeiro dia em que as Agências Móveis Flutuantes chegam ao município. Essa etapa começa a ser realizada a partir das 7h30. Normalmente, equipes da Prefeitura auxiliam nesse processo para manter a organização fas filas.
Para saber as datas em que os PREVbarcos vão passar pelos municípios do Pará, acesse o site do INSS.
Fontes: Agência Brasil e UOL.