Como pedir o Cartão BNDES MEI que oferece crédito a empreendedores?
Você sabe como pedir o cartão BNDS MEI? Então confira aqui tudo sobre o cartão que oferece crédito a empreendedores.
Se tornar um microempreendedor individual e montar seu próprio negócio é algo que interessa muita gente. Em épocas de desemprego em alta, trabalhar para si mesmo tem se tornado uma ideia bastante aderida pelos brasileiros.
O problema, em alguns casos, é que muita gente não conta com um capital inicial relevante para pôr em prática sua ideia de negócio e não tem onde conseguir esse dinheiro.
O cartão BNDES MEI é uma boa opção para esse momento e também para quem já é empreendedor e quer expandir seus negócios como MEI.
O que é o cartão BNDES MEI?
O BNDES MEI é uma opção de crédito oferecida, por meio de um cartão, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social com o objetivo de fomentar e financiar os investimentos das empresas brasileiras de qualquer categoria.
Com esse recurso, o empreendedor MEI pode expandir seus negócios, comprar maquinários, cuidar melhor da saúde financeira da empresa, entre outras coisas.
Com o dinheiro, você pode investir em equipamentos, na melhoria da estrutura do ambiente de trabalho, em insumos específicos, dependendo da sua área de atuação, você pode até comprar um veículo para o seu negócio, por exemplo. Enfim, qualquer coisa que seja útil para a melhoria e para a expansão do seu negócio é válido.
Importante dizer que os produtos adquiridos com os recursos do cartão BNDES MEI podem ser revendidos. Não existe problema em relação a isso. Mas não é permitido usar o dinheiro para comprar produtos usados.
Como solicitar o cartão BNDES MEI?
O processo de solicitação do BNDES MEI é relativamente simples, mas algumas regras simples devem ser seguidas. Por exemplo, é necessário que o seu CNPJ esteja ativo, ou seja, sua empresa já tem que estar aberta.
Além disso, também é interessante atentar para a sua situação em relação a débitos. Algumas certificações têm que estar disponíveis para que você consiga solicitar o cartão, como o Certificado de Regularidade do FGTS, por exemplo. Outra coisa importante é que o MEI tem que possuir conta no banco que emite o cartão.
Tendo essas coisas em vista, e estando tudo de acordo com as regras, o solicitante deve primeiro acessar o portal do BNDES, disponível aqui, clicar na opção “Solicite seu cartão BNDES”, fornecer o CNPJ e selecionar o banco que deverá emitir o cartão.
Quem fornece esse cartão?
Apesar dos recursos serem oriundos do BNDES, outros bancos podem emitir o cartão BNDES MEI, desde que eles estejam credenciados para isso. São essas instituições que fazem a análise da solicitação do cartão, podendo ser aprovada ou não, dependendo dos critérios dos bancos.
Algumas das instituições que fornecem o cartão são: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicoob, entre outros.
Com as possibilidades oferecidas pelo cartão BNDES MEI, o empreendedor pode de fato dar início ao processo de ser dono do seu próprio negócio e também expandi-lo. O importante é saber usar bem o recurso, entender quais são as suas principais necessidades e aplicar o dinheiro com consciência.