Como plantar Orquídeas? Revelamos o JEITO CERTO de plantar!

Eduardo Peres

29/01/2023

Orquídea são bem conhecidas entre aqueles que cultivam plantas em casa, principalmente pelo fato de possuírem uma bela aparência e necessitarem de cuidados especiais. Se você está pensando em começar a plantar e cultivar orquídeas, veja algumas dicas muito úteis de como plantá-las da forma correta!

1 – Escolha o vaso certo

Orquídeas possuem tamanhos diferentes, por causa disso, escolha um vaso que tenha o tamanho ideal para conter a orquídea, preferencialmente que não seja nem muito grande nem muito pequeno. Dessa forma, a planta poderá fixar as suas raízes com mais facilidade. Além disso, veja se o vaso possui furos de drenagem no fundo para remover o excesso de água.

2 – Regue-a de forma moderada

Todas as plantas que existem precisam de água para sobreviver, então, regue a sua orquídea moderadamente, de preferência sempre que o solo em que ela estiver plantada estiver seco. Caso o solo ainda estiver molhado, não há necessidade de regar.

É importante que você regue de forma moderada, não despejando muita água, para evitar que as raízes apodreçam, e também nem muito pouco, para evitar que a planta fique desidratada. Ambas essas condições podem levar a orquídea à morte.

3 – Certifique-se de que a orquídea está em boas condições

Quando você for plantar a sua orquídea, verifique se as suas raízes estão em boas condições, vendo se elas não estão podres ou ressecadas. Caso haja algumas que estejam nessas condições, remova-as para que a planta cresça de forma saudável.

4 – Ajuste-a bem no vaso

Quando você colocá-la no substrato, ajuste-a de forma adequada, nivelando bem o substrato à sua volta e deixando a base da planta no mesmo nível da superfície do solo. Dessa forma, a planta poderá se desenvolver de forma uniforme e saudável.

5 – Proteja-a de qualquer tipo de ameaças

É importante que você deixe a sua planta onde não há grandes correntes de ar ou muita exposição ao sol, pois ambos os fatores podem acabar prejudicando a saúde da orquídea. Se você for deixá-la no seu jardim, verifique se não há pragas presentes.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
7 plantas que atraem sorte e prosperidade para a sua casa

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.