Comparativo – Ford Ka e Fiesta: qual o melhor hatch para comprar em 2023?

Confira o comparativo entre o Ka e o Fiesta e descubra qual é o melhor hatch usado da Ford para comprar em 2023. Saiba tudo sobre esses modelos.


Se você está em busca de um carro usado que ofereça o melhor custo-benefício, neste texto nós vamos comparar dois hatches populares da Ford, o Ka e o Fiesta, e analisar qual deles vale mais a pena em 2023.

Vamos mergulhar nos detalhes e descobrir qual é o campeão dessa disputa! E para dar um toque especial a este comparativo, vamos usar dois carros com 4 anos de diferença entre si: o Ford Ka SE 1.0 2021 e o Ford Fiesta SE 1.6 16V 2017.

No fim das contas, será que o ano do carro deve ser um fator decisivo? É que vamos tentar descobrir a seguir!

Diferenças de preço e valor de revenda

Comparativo - Ford Ka e Fiesta qual o melhor hatch para comprar em 2023
Confira um comparativo entre o Ka e o Fiesta para saber qual usado vale mais a pena. Foto: Quatro Rodas

Primeiramente, vale a pena trazer um critério indispensável na comparação entre dois carros: os valores. Apesar da diferença de 4 anos entre o Ka e o Fiesta, os modelos avaliados aqui estão na mesma faixa de preço.

O Ford Ka 2021 tem um preço em torno de R$ 56.500, enquanto o Ford Fiesta 2017 custa cerca de R$ 51.000.

No entanto, é importante levar em conta o ano de fabricação de cada um, já que essa diferença de preço afeta diretamente os valores de revenda. Como o Fiesta é um modelo mais antigo, a tendência é que seu valor de revenda seja menor em comparação ao Ka, mesmo que ambos estejam bem conservados.

Mas se os preços são parecidos, será que o Fiesta apresenta motivos para estar na mesma faixa do Ka mesmo sendo 4 anos mais velho?

Desempenho e consumo do Ka e do Fiesta

Em termos de desempenho, o Fiesta tem larga vantagem nessa disputa, com sua potência máxima de 128 cv com álcool e 125 cv com gasolina, comparado aos 85 cv com álcool e 80 cv com gasolina do Ka.

No entanto, o Ka apresenta se sai melhor no consumo de combustível: na cidade, o ele faz 9,3 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina, enquanto o Fiesta faz 8,2 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina.

Segurança e conforto

No quesito segurança, ambos os modelos apresentam itens essenciais como freios ABS, airbags frontais e ISOFIX para fixação de cadeira infantil.

Contudo, o Fiesta conta com alarme antifurto perimétrico e volumétrico, o que pode ser um diferencial em relação ao Ka.

Já em relação ao conforto, os dois possuem ar-condicionado, ajuste do volante em altura e controle elétrico dos vidros dianteiros. O Fiesta, porém, oferece ajuste do volante em profundidade e ajuste elétrico dos retrovisores, proporcionando uma experiência mais agradável ao motorista.

Portanto, tanto no critério de segurança quanto no de conforto o Fiesta traz alguns itens a mais, apesar de ser mais velho.

Opinião de especialistas

Especialistas em automóveis tendem a concordar que, apesar do Ford Fiesta ser um modelo mais antigo, ele apresenta um melhor desempenho e mais recursos de conforto em comparação ao Ford Ka.

Entretanto, é importante considerar o consumo de combustível e o valor de revenda antes de tomar uma decisão.

Qual vale mais a pena em 2023, Ka ou Fiesta?

Ao analisar o Ka e o Fiesta, é possível perceber que os dois hatches da Ford têm suas vantagens e desvantagens, conforme destacamos no tópico anterior.

Portanto, a escolha entre os dois vai depender das prioridades do comprador: se você busca um carro com melhor desempenho e conforto, o Fiesta pode ser a opção ideal. Mas se o consumo de combustível e o valor de revenda são mais importantes para você, o Ka pode ser a melhor escolha.

No fim das contas, a decisão é bastante pessoal e deve levar em consideração suas necessidades e preferências individuais.

Mas lembre-se de que é sempre importante fazer test-drives e pesquisar a fundo antes de tomar uma decisão. E não se esqueça de verificar as opiniões de outros proprietários e especialistas para ter uma visão mais abrangente sobre cada modelo.

Ficha técnica do Ford Ka

Ford Ka SE 1.0
Ano 2021
Preço por volta de R$ 56.566
IPVA por volta de R$ 2.300 (com base no estado de SP)
Configuração hatch compacto
Combustível flex (álcool e gasolina)
Mecânica
Motorização Motor 1.0 dianteiro, de disposição transversal e aspiração natural, com alimentação por injeção multiponto, 3 cilindros em linha, tuchos mecânicos, 332 cm³ de cilindrada unitária, 4 válvulas por cilindro, com peso/potência de 12,26 kg/cv e peso/torque de 97,4 kg/kgfm, com rotação máxima de 6900 rpm
Potência máxima 85 cv com álcool e 80 cv com gasolina a 6500 rpm
Torque máximo 10,7 kgfm com álcool e 10,2 kgfm com gasolina a 3500 rpm
Velocidade máxima 166 km/h
Aceleração 0-100 km/h 14,8 segundos
Consumo na cidade 9,3 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina
Consumo na estrada 10,8 km/l com álcool e 15,6 km/l com gasolina
Autonomia 474km com álcool e 678 km com gasolina na cidade e 551km com álcool e 796km com gasolina na estrada
Câmbio manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração dianteira
Direção elétrica, com diâmetro de giro de 9,6 metros
Suspensão dianteira independente, do tipo McPherson e Mola Helicoidal
Suspensão traseira eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro Disco Sólido
Freio traseiro Tambor
Pneus dianteiros 175/65 R14 com altura do flanco de 114mm
Pneus traseiros 175/65 R14 com altura do flanco de 114mm
Dimensões
Comprimento 3941mm
Distância entre-eixos 2491mm
Porta-malas 257 litros
Peso 1042kg
Altura mínima do solo 169mm
Largura 1695mm
Altura 1525mm
Tanque de combustível 51 litros

Ficha técnica do Ford Fiesta

Ford Fiesta SE 1.6 16V
Informações Dados
Ano 2017
Preço por volta de R$ 51.000
IPVA por volta de R$ 2.000 (com base no estado de SP)
Configuração Hatch Compacto
Combustível Flex (Álcool/Gasolina)
Mecânica
Motorização Motor 1.6, de instalação dianteira, disposição transversal, 4 cilindros em linha, tuchos mecânicos, cilindrada unitária de 399 cm³, 4 válvulas por cilindro, peso/potência de 8,38 kg/cv e peso/torque de 67,1 kg/kgfm, aspiração natural e injeção multiponto
Potência máxima 128 cv com álcool e 125 cv com gasolina a 6500 rpm
Torque máximo 16 kgfm com álcool e 15,8 kgfm com gasolina a 5000rpm
Velocidade máxima 190 km/h
Aceleração 0-100 km/h 12,1 segundos
Consumo na cidade 8,2 km/l com álcool e 12 km/l com gasolina
Consumo na estrada 10 km/l com álcool e 14,6 km/l com gasolina
Autonomia 418km com álcool e 612km com gasolina na cidade e 510km com álcool e 745km com gasolina na estrada
Câmbio IB5, manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração Dianteira
Direção Elétrica, com di
diâmetro de giro de 10,1m
Suspensão dianteira Independente, McPherson, com mola helicoidal
Suspensão traseira Eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro Disco ventilado
Freio traseiro Tambor
Pneus dianteiros 195/55 R15, com altura do flanco de 107mm
Pneus traseiros 195/55 R15, com altura do flanco de 107mm
Dimensões
Comprimento 3969mm
Distância entre-eixos 2489mm
Porta malas 281 litros
Peso 1073kg
Largura 1722mm
Altura 1464mm
Tanque de combustível 51 litros

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Este texto foi escrito com auxílio de Inteligência Artificial e revisado, editado e aprimorado pelo jornalista Felipe Matozo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.