Conheça 5 plantas que NÃO precisam de Sol — ideais para apartamentos!
Conheça 5 plantas que não precisam de contato direto com a luz do Sol e são ideais para cultivar em ambientes internos.
Se você gosta de jardinagem, mas não tem espaço adequado em casa para manter plantas sob a luz do Sol, uma boa opção é cultivar espécies que não precisam de conta direto com a luz solar.
1 – Lírio da Paz
Esta é uma das plantas mais indicadas para ambientes internos com pouca luz, até porque a luz solar pode queimar suas folhas. Na verdade, o Lírio da Paz é uma boa dica de decoração até mesmo para banheiros, pois se adapta bem até a locais de sombras claras e gosta de bastante umidade.
Aproveite para conferir também
7 Plantas para a Sala que são TENDÊNCIA entre designers de interiores
Além disso, outro ambiente interno onde se pode manter um vaso de Lírio da Paz é o escritório, já que ele também tem tolerância a luzes fluorescentes.
No entanto, preciso ter os devidos cuidados para o bom cultivo desta planta. Nesse caso, é importante manter um cronograma regular de regas, mas sem encharcar, e usar fertilizante geral para plantas domésticas.
2 – Aspargo-Samambaia
Esta é uma planta que está acostumada com ambientes sombreados, já que até mesmo na natureza ela cresce sob as árvores.
No entanto, é importante destacar que isso não significa que ela pode ficar “no escuro”, pois a ausência de luz pode deixar sua muda amarela e prejudicar suas agulhas.
Por isso, o ideal é manter a Aspargo-Samambaia em locais com luz indireta, ou seja, em que o sol não bata diretamente em suas folhas. Além disso, esta planta também precisa de bastante água, então é importante manter o composto úmido.
3 – Calathea
A Calathea também aparece em destaque na lista de plantas que não precisam de contato direto com a luz do Sol, pois ela deixa suas folhas desbotadas. Por conta disso, o cultivo desta planta deve acontecer em um espaço sombreado ou com luz indireta.
Além disso, a Calathea também precisa de um espaço com boa umidade e de regas frequentes, já que o seu solo precisa estar úmido. Também é importante cuidar para não deixar esta planta perto de correntes de ar, então evite deixá-la próxima da janela.
Com o devido cuidado, a Calathea vai apresentar belas folhas com tons de verde, lilás, creme e roxo.
4 – Zamioculcas
Além da presença na lista de plantas que não precisam da luz do Sol, a Zamioculcas também é uma espécie indicada para quem ainda não leva muito jeito com jardinagem.
Isso porque esta uma planta bastante resistente, daquelas que é preciso “se esforçar” para matar. Afinal, a Zamioculcas é uma espécie que não precisa de muita luz ou água para sobrevivem.
E como as suas folhas têm boa capacidade de refletir a luz, esta planta ainda pode ajudar a iluminar ambientes mais sombreados.
5 – Clorofito
Assim como a Zamioculcas, o Clorofito também aparece entre as plantas mais fáceis de cuidar de casa. Além disso, por conta de seu formato, esta é uma espécie ideal para prateleiras ou suportes suspensos, como as plantas pendentes que nós já mostramos aqui.
O Clorofito é um tipo de planta que, de fato, prefere ambientes mais sombreados. No entanto, se for necessário, ele também cresce em ambiente com luz mais forte, só que essas condições costumam fazer com suas folhas pareçam pálidas e descoloridas. Além disso, o brilho total acaba danificando as folhas.
Entre as características do Clorofito que vale a pena destacar, estão as mudanças que ele apresenta à medida que o ramo envelhece. Durante esse processo, a planta começa a produzir caules voltados para cima com flores brancas em formato de estrela.
Fonte: Gardeningetc.
VEJA TAMBÉM
5 plantas que você JAMAIS deve ter dentro de casa; elas podem ser PERIGOSAS