Conheça as razões para a escolha das TRÊS CORES dos semáforos
Quantas vezes você já olhou para um semáforo? Provavelmente muitas vezes, não é? Ainda mais se você dirige. Mas você já se perguntou por que é que os semáforos utilizam as cores vermelho, verde e amarelo? Pois aqui no NoDetalhe explicaremos a você a origem dessas cores na sinalização do trânsito!
A origem por trás das cores nos semáforos
Semáforos são utilizados em todas as partes do mundo, e não importa de qual país você seja você sabe que a luz vermelha quer dizer para parar e esperar, que a luz verde significa para prosseguir e que a luz amarela significa para ter atenção. Algo curioso, é que desde os tempos do Império Romano a cor vermelha já significava “atenção”.
E essas cores foram utilizadas juntas pela primeira vez no século 19 nas ferrovias da Inglaterra. Por volta de 1830, a cor vermelha significava que os maquinistas deveriam parar os trens, enquanto a luz branca nos semáforos significava que eles poderiam continuar a viagem.
Esse sistema foi utilizado pelas ferrovias inglesas durante um tempo, mas esse modelo foi abandonado depois que ele foi responsável pela causa de um acidente. Uma vez, a lente vermelha da lâmpada em um semáforo acabou caindo, deixando exposta a luz branca, que era fraca e difícil de identificar, e por causa disso, um maquinista não conseguiu identificar a sinalização e prosseguiu, acabando colidindo com um outro trem que estava mais adiante. Depois disso, a luz branca foi substituída pela luz verde, que é bem mais visível.
Ainda na Inglaterra no século 19, esse mesmo sistema passou a ser utilizado nas ruas das cidades. Um engenheiro chamado John Peake Knight adaptou o sistema para ser utilizado nos cruzamentos das ruas nas grande cidades, pois na época, havia um grande fluxo de carruagens que estava se tornando cada vez mais difícil de controlar.
O sistema funcionava da seguinte forma: um policial manuseava um mecanismo com indicadores coloridos por meio de placas durante o dia e por luzes durante a noite, já que o sistema precisava operar em um ritmo mais rápido que os na ferrovia. As luzes eram mantidas acesas através de gás, mas um dia, o gás que mantinha as luzes acesas acabou explodindo ferindo o policial que operava o sistema.
Em 1917, o inventor e policial norte-americano William Potts inventou um sistema de sinalização automático utilizando as mesmas luzes que são usadas hoje na cidade de Detroit. Potts decidiu adicionar a cor amarela para simbolizar que os motoristas deveriam diminuir a velocidade, pois ao passar do verde diretamente para o vermelho não dava tempo suficiente para veículos desacelerar.
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