Vai contratar o Consignado do Auxílio Brasil? Esteja preparado para aguardar ESTE prazo

Alexandre G. Peres

24/10/2022

Na última semana, a Caixa Econômica Federal aumentou consideravelmente o prazo para depósito do valor contratado pelo empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Inicialmente, o prazo de liberação do dinheiro no banco público era de 48 horas. Porém, a Caixa informou que o empréstimo deverá cair conta em até 15 dias.

Por que a Caixa aumentou o prazo de liberação do consignado do Auxílio Brasil?

Ao Estadão, a Caixa afirmou que um “excesso de solicitações” do empréstimo consignado do Auxílio Brasil gerou “lentidão nos processamentos”. Porém, segundo o banco, a liberação do crédito acontece em cinco dias.

Confira também
Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil pode ser cancelado? Veja OPÇÕES de empréstimos semelhantes para VOCÊ

No entanto, a reportagem teve acesso mensagens enviadas pelos bancos aos clientes informando que “o crédito ocorre entre 2 e 15 dias.

Além disso, a Caixa também interrompeu a concessão de novos empréstimos durante o final de semana. Segundo o banco, o motivo da suspensão foi uma “manutenção programada nos ambientes tecnológicos” da própria Caixa e da Dataprev.

Mas de acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o prazo pode ser ainda maior. Isso porque o instituto recebeu relatos de beneficiários que tentaram o empréstimo e foram avisados de que o dinheiro pode ficar disponível apenas em dezembro.

Reclamações sobre o empréstimo

O prazo para liberação do dinheiro não é o único problema que beneficiários do Auxílio Brasil vem enfrentando ao tentar solicitar o empréstimo.

Segundo o Idec, foram registradas pelo menos 2 mil reclamações somente na primeira semana de operação do consignado. Entre as queixais de usuários, estão questões como venda casada com seguro e assédio por parte dos bancos.

Pelas regras da modalidade, as instituições não podem fazer publicidade deste tipo de empréstimo ou entrar em contato com beneficiários do programa para oferecer o consignado.

Além disso, também está proibida a venda casada, quando os bancos exigem a contratação de outro serviço para liberar o empréstimo.

VEJA TAMBÉM
É por isso que você deve ter MUITO CUIDADO com o Empréstimo do Auxílio Brasil

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta