Consignado do Auxílio Brasil: recebeu uma parcela sem ter contratado? Veja o que fazer
Descubra o que é preciso fazer em caso de haver desconto na parcela do Auxílio Brasil em novembro sem ter contratado o empréstimo consignado.
Algumas pessoas se surpreenderam ao verificar, pelo aplicativo Caixa Tem, desconto na parcela do Auxílio Brasil referente ao mês de novembro por conta do empréstimo consignado.
Infelizmente, até mesmo pessoas que não contrataram o serviço estão tendo desconto. Na matéria a seguir, você fica sabendo o que é preciso fazer para resolver o problema.
Beneficiários do Auxílio Brasil estão tendo descontos sem ter contratado empréstimo consignado
Usuários do Caixa Tem que recebem o Auxílio Brasil estão relatando que o benefício vai ser descontado a partir da próxima parcela. Sobre isso, a Caixa afirma que é porque o Ministério da Cidadania vai primeiro descontar das parcelas dos beneficiários e só depois é que vai repassar para o banco. Porém, pessoas que não pediram o empréstimo também estão relatando desconto na parcela de novembro.
Veja também: Urgente: você pode receber VALOR MENOR de Auxílio Brasil em novembro; entenda o motivo
Ao consultarem o aplicativo do Caixa Tem, usuários se assustaram com o valor reduzido do benefício mesmo sem ter pedido empréstimo.
O que fazer nesse caso?
Em caso de o beneficiário não ter feito a contratação do Auxílio Brasil e mesmo assim haver desconto no pagamento da parcela referente ao mês de novembro, a Caixa Econômica orienta os cidadãos a ligarem para o canal de atendimento do Ministério da Cidadania.
Nesse caso, basta telefonar para o número de telefone 121. Ao ligar para esse número, o cidadão vai poder verificar a instituição financeira onde o contrato foi celebrado. A partir disso, ele deverá poder solicitar o ressarcimento.
Além disso, o beneficiário cobrado indevidamente também tem a possibilidade de ir pessoalmente até uma agência da Caixa e questionar a cobrança. Nesse caso, o cidadão precisa ter em mãos CPF e documento de identificação com foto para que seja providenciada a correção necessária.
Veja também: Auxílio Brasil começa a ser depositado no Caixa Tem semana que vem; veja o calendário de pagamentos