Consignado do Auxílio Brasil SUSPENSO? Entenda o que está acontecendo com o crédito…
O consignado do Auxílio Brasil na Caixa foi suspenso nesta segunda-feira. Entenda o motivo e saiba quando ele fica disponível novamente.
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspenso pela Caixa Econômica Federal na noite de segunda-feira (24/10).
Segundo o banco público, a liberação de crédito para beneficiários do programa social ficará congelada por 24h, por conta de uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Em nota, a Caixa informou que dentro deste prazo de 24h não irá liberar valores financeiros referente aos contratos assinados ontem, “cumprindo automaticamente a prudência recomendada.
Por que o consignado do Auxílio Brasil na Caixa está suspenso?
A liberação de crédito consignado por parte da Caixa foi congelada por 24 horas porque esse foi o prazo dado pelo TCU para que o banco forneça explicações sobre o empréstimo do Auxílio Brasil.
Confira também
Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil e Empréstimo Consignado do INSS: qual o mais vantajoso?
De acordo com o tribunal de contas, seria prudente suspender as concessões dos empréstimos nesse intervalo de tempo.
Segundo o pedido, que partiu do ministro Aroldo Cedraz, o congelamento é recomendado até que o TCU examine a documentação enviada pela Caixa e entenda que não há a presenças das “graves irregularidades sugeridas na representação”.
A medida acontece dentro do processo de análise aberto pelo TCU a pedido do Ministério Público de Contas. O MP pediu para o tribunal analisar os procedimentos que a Caixa adota para conceder o empréstimo para beneficiários do Auxílio Brasil.
No pedido, o subprocurador-geral do MP juntou ao TCU, Lucas Rocha Furtado, alegou suposto uso com finalidade meramente eleitoral da medida e “detrimento das finalidades vinculadas do banco”.
Suposto uso eleitoral é uma das polêmicas do empréstimo
Como o lançamento do consignado do Auxílio Brasil aconteceu justamente entre o 1º e o 2º turno das eleições, críticos acusaram o presidente e candidato Jair Bolsonaro (PL) de se aproveitar da medida em sua campanha pela reeleição.
Além disso, o empréstimo já vinha recebendo outras críticas de especialistas. Segundo entidades de defesa do consumidor, o consignado representa um alto risco de endividamento dos mais pobres.
Outras questões polêmicas envolvendo o empréstimo são os altos juros cobrados pelos bancos e o fato de as parcelas comprometerem boa parte do benefício mensal do Auxílio Brasil durante dois anos.
VEJA TAMBÉM
É por isso que você deve ter MUITO CUIDADO com o Empréstimo do Auxílio Brasil