Consulta PIS/Pasep: Veja as principais dificuldades para consultar e como resolvê-las
Veja o que fazer quando encontrar dificuldades na consulta ao PIS/Pasep 2022 e quais os principais erros que geram este tipo de problema.
Desde que a consulta ao PIS/Pasep 2022 foi liberado pelo governo, muitos trabalhadores estão acessando os canais disponíveis para saber se têm direito ao abono salarial, mas às vezes acabam encontrando dificuldades no procedimento.
Como os pagamentos do abono já começam no próximo dia 8 de fevereiro, é importante descobrir onde está o erro para receber esse valor, que pode fazer bastante diferença no orçamento, caso o trabalhador realmente tenha direito.
Por isso, veja a seguir os problemas mais comuns para quem tem dificuldades na consulta do PIS/Pasep e como corrigir estes erros.
Quais os problemas mais comuns e como resolvê-los
Empregador não atualiza a Rais
Quando um trabalhador atende a todos os critérios para receber o PIS/Pasep, mas a consulta informa que ele não tem direito, é preciso acessar a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) no site do governo.
Isso porque é possível que o empregador não tenha atualizado as informações na Rais, o que é algo obrigatório para receber o abono. Nesse caso, é preciso entrar em contato com o responsável da empresa para corrigir o erro.
Além disso, se o problema continuar, entre em contato com uma unidade de Fiscalização do Trabalho (Superintendência ou Gerência do Trabalho).
Número do PIS/Pasep errado
Se o número do PIS/Pasep não bater com o informado pelo empregador na Rais ou no eSocial, o trabalhador não terá acesso a informações sobre o abono.
Para consultar o número correto, basta acessar a carteira de trabalho digital e clicar na aba “Contratos”. Em seguida, na empresa em que trabalha, clique no ícone “+” para conferir o número PIS/Pasep.
Número do PIS/Pasep não encontrado
Após esta consulta, o trabalhador pode encontrar dois erros: número de PIS/Pasep errado ou ainda a falta de um número. Em ambos os casos, é preciso entrar em conto com o empregador e pedir que ele corrija ou inclua o número do PIS/Pasep.
Quem tem direito ao Pis/Pasep 2022?
Enquanto o PIS é destinado a trabalhadores de empresas privadas, o Pasep é pago a servidores públicos. O abono salarial que começa a ser pago em fevereiro é relativo ao ano-base de 2020, e, para saber se você tem direito, confira o nosso texto explicando os critérios de recebimento.
Calendário de pagamento do PIS/Pasep 2022
Para trabalhadores de empresas privadas, o calendário de pagamentos do PIS segue conforme o mês de nascimento. Enquanto isso, servidores públicos recebem o abono conforme o número final do Pasep.
Para saber quais são as datas de início de pagamento para cada público, confira o calendário completo do PIS/Pasep 2022.