Conta de luz pode ficar MAIS BARATA nessas regiões após medida da Aneel
A Aneel aprovou uma mudança que deixará a conta de luz mais barata para os consumidores de duas regiões do país.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou uma medida que pode deixar a conta de luz mais barata para os consumidores do Norte e do Nordeste.
Nesta terça-feira (20/09), a agência mudou um dos componentes da tarifa de energia, o chamado sinal locacional, usado para repassar os custos para quem gera mais gastos para o sistema de transmissão.
Segundo a Aneel, a mudança fará com que os consumidores das duas regiões paguem R$ 1,23 bilhão a menos por ano. No Nordeste, a redução média será e 2,4%, enquanto no Norte a tarifa deve baixar 0,8%, em média.
Por que a mudança da Aneel pode deixa a conta de luz mais barata?
Nos últimos anos, o início das operações da usina hidrelétrica de Belo Monte, na região Norte, e de diversas usinas eólicas no Nordeste, fez com que as duas regiões passassem a gerar mais energia do que a demanda local.
Aproveite para conferir também
Estes tributos estão inclusos em sua Conta de Luz e você não sabia
Com isso, as duas regiões que antes eram importadoras de energia, passaram a exportar o excesso para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Essa mudança de cenário fez com que as usinas do Norte e do Nordeste gerassem mais gastos para o sistema de transmissão de energia. Porém, os geradores não estão pagando a mais por isso.
Além disso, os consumidores das duas regiões não precisam mais importar energia, pois estão próximos de grandes geradores, mas continuam pagando como antes.
Segundo a Aneel, a mudança na metodologia de cálculo tem o objetivo de corrigir essa distorção. Ou seja, as usinas devem pagar mais pelos custos de exportação, e os consumidores devem pagar menos por estarem mais próximos dos centros de carga.
A redução na conta de luz será sentida integralmente pelos consumidores do Norte e do Nordeste em 2028. Antes disso, haverá um período de transição que terá a duração de cinco anos.
VEJA TAMBÉM
Conta de Luz pode ter CUSTO EXTRA por 30 ANOS com essa medida aprovada na Câmara