Cortes de carne de porco: melhores opções para assar e fritar

Felipe Matozo

16/01/2023

Frita ou assada, a carne de porco é uma opção popular nas refeições do brasileiros, já que costuma ser saborosa e mais em conta que a carne bovina. Pensando nisso, conheça alguns dos melhores cortes de carne de porco.

Cortes de carne de porco: melhores opções para assar e fritar

Confira alguns dos melhores cortes de carne de porco. Foto: jcomp/Freepik

1 – Lombo

O Lombo suíno é um corte que se destaca pelo seu sabor e também por sua versatilidade. Afinal, é uma carne que fica ótima quando você assa a peça inteira no forno, e também funciona muito quando cortada em bifes para fritar.

Mas como o lombo é um corte magro, é importante ficar de olho no forno e evitar assar em fogo alto para a carne não ressecar. Se você procura uma carne macia e saborosa, esta é uma excelente opção.

Ao levar o lombo para o forno, uma dica é passar um pouco de azeite ou manteiga para que a carne ganhe um toque extra de sabor.

2 – Pernil

Falando em cortes suínos funcionam bem tanto no forno quanto na frigideira, o Pernil é uma carne que merece atenção. Afinal, além de render boas receitas, este é um corte mais barato.

O pernil é uma das melhores opções para quem deseja fazer uma receita de carne de porco diferenciada e, ao mesmo tempo, simples. Há uma boa variedade de receitas de pernil assado que inclui ingredientes acessíveis, mas uma dica que vale para a maioria delas é temperar a carne com antecedência para garantir que ela pegue o sabor.

Uma receita que merece atenção é o pernil ao molho barbecue, como a que você pode conferir no vídeo abaixo:

3 – Filé Mignon Suíno

Assim como o filé mignon bovino, este também é um corte conhecido por sua alta qualidade. Outra característica do filé mignon suíno é a sua versatilidade, já que ele pode ser preparado de diversas maneiras.

Este corte fica ótimo grelhado, assado, cozido a vapor e até mesmo frito. Além disso, o filé suíno também é uma excelente opção para ser marinado, o que ajuda a intensificar seu sabor e suavizar sua textura.

Esta é uma carne de textura macia e sabor suave, considerada o “filé” do porco por conta de sua forma e textura semelhantes ao filé de boi.

Além disso, o filé mignon suíno também se destaca por ser um corte magro, o que o torna uma opção saudável para quem deseja manter uma dieta equilibrada.

4 – Panceta

Conforme nós já mostramos aqui, a Panceta é um dos melhores cortes de carne de porco para se preparar em um  churrasco. Como o próprio nome já indica, esta carne é uma mais gorda, o que faz com que ela fique bem saborosa quando levada à grelha.

Mas é importante destacar que o preparo da panceta suína é mais lento, pois ela precisa de um tempo maior na churrasqueira até atingir o ponto ideal.

Para temperar esta carne antes de levá-la ao fogo, o uso de sal grosso e pimenta-do-reino já é o suficiente. Outro destaque da panceta é que ela combina bem com molhos, então vale a pena conferir algumas sugestões de molhos para preparar no seu churrasco.

5 – Picanha Suína

A picanha suína é uma ótima opção para quem deseja preparar um prato especial sem o alto custo de um corte de picanha bovina e também sem o alto teor de gordura. Como este corte obtido a partir da região do lombo do porco é composto de músculos e gordura, a carne acaba sendo bastante saborosa e suculenta.

Duas das formas mais populares de preparar a picanha suína é na grelha e no forno. Para quem deseja assar a carne na churrasqueira, o tempero com sal grosso e pimenta do reino já pode ser o suficiente. Enquanto isso, para preparar no forno, é comum marinar a carne com temperos antes de assar.

Este é um corte rico em proteína e minerais, como ferro e zinco, mas que também contém uma quantidade significativa de gordura.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta