Fuja do óbvio: 4 molhos INUSITADOS, mas deliciosos para churrasco!

Felipe Matozo

28/12/2022

Uma boa maneira de dar uma diferenciada no churrasco e deixá-lo mais completo é investir em molhos. Existem alguns que são fáceis de preparar e podem ser aliados de um churrasqueiro.

1 – Molho agridoce apimentado

Começamos nossa lista com um molho que mistura alguns sabores, é fácil de fazer e pode dar “outra cara” para o seu churrasco.

Além disso, confira também
5 tipos de carne que NÃO PODEM FALTAR no seu churrasco

Esta receita de molho agridoce apimentado conta com a presença de frutas tropicais. No vídeo abaixo, a receita original inclui um molho de asinha de frango, mas ele pode ser trocado pelo suco de abacaxi ou de laranja, o que é mais recomendado para o churrasco.

2 – Molho Barbecue de Goiabada

Não dá para falar em molhos para churrasco sem incluir pelo menos uma opção de molho barbecue. Afinal, este tipo de molho é a companhia ideal para carnes.

E já que estamos falando em molhos inusitados e começamos nossa lista com uma receita agridoce, trouxemos também um barbecue com goiabada.

Esta é uma receita relativamente simples, que leva ingredientes como molho de tomate, ketchup, mostarda, shoyu e molho inglês. No vídeo abaixo, você confere o modo preparo:

3 – Molho de Pimenta Biquinho

Este é um dos molhos de pimenta para churrasco mais indicados para quem não está acostumado a consumir pimentas. Isso porque ele não é muito picante.

Mas para fazer este molho você vai precisar comprar uma conserva grande, pois na receita original vai um litro de pimenta biquinho. Ou você também pode adaptar a receita para uma quantia menor, se preferir.

Se for feita a receita completa, o molho conserva bem na geladeira por até 10 dias.

Para a receita original do molho de pimenta biquinho, são necessários os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de pimenta biquinho em conserva (mas o peso drenado é 450g);
  • 3 colheres de sopa do vinagre da própria conserva;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 cebola grande;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 colher de chá de orégano;
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 2/3 de xícara de chá de água;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

O tempo total de preparo deste molho é de 45 minutos, 15 para preparar e mais 30 para cozinhar. Para preparar o molho, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Escorra as pimentas, mas deixe reservadas as 3 colheres do vinagre da conserva;
  2. Em seguida, basta as pimentas com as 3 colheres de vinagre no liquidificar até virar um purê;
  3. Depois disso, você deve colocar uma panela alta em fogo médio. Aqueça o azeite e inclua a cebola, cortando ela em cubinhos, e mexa até começar a dourar;
  4. Na sequência, inclua os dentes de alho picadinhos e refogue até dourar. Quando dourar, acrescente o purê de pimenta, o orégano, o louro e o açúcar mascavo;
  5. Feito isso, abaixe o fogo e mantenha a panela parcialmente tampada. Mexa o molho de vez em quando para não grudar no fundo, até que ele fique com a consistência de um molho de tomate (isso leva de 15 a 20 minutos).
  6. Após isso, você deve desligar o fogo e deixar o molho amornar. Quando ele estiver morno, bata no liquidificador novamente;
  7. Por fim, passe o molho por uma peneira, apertando a poupa até que todo o suco passe por ela. Depois, basta adicionar uma pitada de sal e transferir o molho para um recipiente hermético.

4 – Molho Verde para Churrasco

Por fim, outro tipo de molho que não podia ficar de fora da nossa lista é o famoso molho verde. Nesse caso, trouxemos uma receita indicada especialmente para churrascos que é bem fácil de se fazer.

A receita deste molho envolve ingredientes como ervas verdes, raspas de limão e de laranja, e até mesmo hortelã. Ou seja, é um molho leve e cheio de sabores que deixará o churrasco ainda mais completo.

O modo de preparo do molho verde para churrasco é bastante simples e ele fica pronto em poucos minutos, conforme você pode ver no vídeo abaixo.

VEJA TAMBÉM
Os 4 melhores acompanhamentos para um churrasco: concorda com a nossa lista?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.