Os 4 melhores acompanhamentos para um churrasco: concorda com a nossa lista?

Felipe Matozo

26/12/2022

Um bom churrasco não pode ficar só base das carnes, pois alguns acompanhamentos também vão bem, não é mesmo? Por isso, aproveite para conferir algumas dicas para deixar o seu churrasco ainda mais completo.

1 – Pão de Alho não pode ficar de fora

Convenhamos, não dá para falar em acompanhamentos para churrasco sem pensar em pão de alho. O pão de alho é o elemento que torna o churrasco mais democrático, já que até vegetarianos podem aproveitar.

Além disso, confira também
5 tipos de carne MAIS INDICADOS para o seu churrasco de domingo (e que cabem no bolso)

Para trazer incluir esse acompanhamento no seu churrasco, você tem duas opções: comprar pacotes prontos para assar ou fazer uma receita por conta própria. Se quiser a nossa opinião, vale a pena pôr a mão na massa.

Isso porque existem receitas de pão de alho simples de fazer, e o resultado costuma ficar mais saboroso do que aqueles que você compra no mercado. Além disso, você não corre o risco de comprar um daqueles pães de alho em que o recheio fique concentrado apenas nos dois pedaços do meio.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma receita fácil de Pão de alho caseiro para o seu churrasco. Nessa receita, a lista de ingredientes inclui apenas maionese, alho, margarina, queijos parmesão e mozzarella e alguma erva que você queria colocar (além do pão, é claro!).

2 – Arroz também pode ser um aliado do churrasco

Por que cozinhar um arroz “simples”, se com alguns ingredientes a mais ele pode ser um ótimo acompanhamento para o churrasco?

Por isso, nossa segunda dica é fazer uma receita de arroz caprichada, pois só isso já dá “outra cara” para o seu churrasco. Nesse caso, vale a pena destacar dois exemplos principais: o arroz carreteiro e o arroz à grega.

As receitas de arroz carreteiro costumam incluir algum tipo de carne desfiada, normalmente carne seca.

Enquanto isso, o arroz grego é mais simples, costuma ser mais leve e mais “colorido”, o que faz com que ele seja um acompanhamento ideal para aquele churrasco de domingo à tarde.

No vídeo a seguir, temos uma receita simples de arroz à grega que é indicada para churrasco. Mas atenção: alerta de uva passa! Qualquer coisa, é só tirar, nós entendemos.

3 – Saladas e vinagretes: ótimos acompanhamentos para o churrasco

Assim como o arroz, a salada é um acompanhamento que tende a ser subestimado. Afinal, muita gente fica só no tomate e no alface (que também são ótimos) e não exploram saladas que podem enriquecer o churrasco.

Por isso, nossa dica é buscar receitas de saladas diferenciadas, daquelas que as pessoas também comem com os olhos. Aqui nós já mostramos três tipos de saladas que são ÓTIMOS acompanhamentos para o churrasco.

Para fazer uma boa salada, você pode misturar verduras diferentes, incluir algumas frutas e até mesmo proteínas. Afinal, vale lembrar que saladas não têm apenas vegetais, pois existem receitas gostosas e simples de fazer com ingredientes como macarrão, frango e bacon, por exemplo.

Além disso, também não podemos nos esquecer do vinagrete, que apesar de aparecer junto com a salada neste tópico, não pode ser considerado “a mesma coisa”. Ou seja, um bom churrasco precisa ter os dois, salada E vinagrete.

A seguir, separamos uma receita de salada tropical que inclui ingredientes como alface, tomate cereja, manga e azeitona.

4 – Maionese ou Salpicão: o churrasco deve ter um destes acompanhamentos

Por fim, dois acompanhamentos clássicos que não podem faltar em um bom churrasco: a maioneses e o salpicão. Como eles são parecidos, vale fazer uma vista grossa e escolher entre um e outro.

Na verdade, poderíamos incluir estas duas opções no tópico “Saladas”, mas vale a pena fazer uma seção exclusiva para elas. Além disso, não podemos nos esquecer de uma terceira vertente popular no país: a macarronese, isto é, uma “maionese com macarrão”.

Tradicionalmente, a maionese é uma das presenças mais famosas no churrasco brasileiro. Mas nos últimos anos o salpicão também vem conquistando seu espaço.

Em ambos os casos, existem boas receitas para você fugir do óbvio na hora de preparar a maionese ou o salpicão. No vídeo abaixo, veja uma receita prática e completa de salpicão.

E aí, concorda com a nossa lista? Tiraria ou acrescentaria algum acompanhamento nela? Aproveite para deixar sua contribuição nos comentários.

VEJA TAMBÉM
5 tipos de carne que NÃO PODEM FALTAR no seu churrasco de fim de ano!

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.