Décimo Terceiro Salário começa a ser pago neste mês; veja calendário, como calcular e mais!

Primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga para trabalhadores de todo o Brasil em novembro. Veja detalhes sobre este benefício.


Em novembro, trabalhadores de todo o país devem receber a primeira parcela do décimo terceiro salário de 2022.

O benefício é pago a todo trabalhador com carteira assinada e pode chegar a um mês de salário líquido, ou seja, com os devidos descontos de Imposto de Renda e INSS.

Porém, o valor do décimo terceiro é proporcional aos meses trabalhados em 2022. Portanto, para receber o equivalente a um salário líquido, é preciso ter trabalhado na empresa durante todo o ano.

Qual o calendário de pagamento do Décimo Terceiro Salário?

As datas de pagamento do décimo terceiro de 2022 variam conforme a empresa, assim como acontece com os salários regulares.

Confira também
Imposto de Renda: Lote Residual liberado HOJE (31); veja se você recebe

No entanto, as empresas têm até dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do décimo terceiro, e até 20 de dezembro para a segunda.

Qual o valor do Décimo Terceiro Salário em 2022?

Conforme já adiantamos, o valor do décimo terceiro salário é proporcional aos meses trabalhados em 2022. Para quem trabalhou durante todo o ano, o benefício será proporcional a um salário líquido, valor que o trabalhador recebe todo mês.

Para se considerado para o cálculo do décimo terceiro, cada mês deve ter mais de 15 dias trabalhados. Menos do que isso não entra para a conta.

Além disso, é importante destacar que as duas parcelas do benefício têm valores diferentes. A primeira é maior porque não possui nenhum desconto, enquanto na segunda metade são descontados o INSS e o Imposto de Renda.

Como calcular?

Para calcular o valor da primeira parcela do décimo terceiro, basta dividir o seu salário bruto (sem descontos) de novembro por 12. Em seguida, multiplique o resultado desta conta pela quantidade de meses trabalhados durante o ano.

A primeira parcela do benefício equivale à metade desse valor. Ou seja, se o resultado foi R$ 3 mil, a primeira parcela será de R$ 1,5 mil.

Enquanto isso, o cálculo da segundo parcela é mais complicado. Isso porque nesta metade você terá que aplicar os descontos de INSS e Imposto de Renda (se não for isento) após calcular o valor pela quantidade de meses trabalhados.

Nesse caso, para saber qual o desconto de INSS sobre o seu salário, você pode utilizar a calculadora de salário líquido do Valor Investe.

VEJA TAMBÉM
Salário mínimo em 2023 vai aumentar? Entenda o que é “Ganho Real” e “Correção pela inflação”

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.