Você pode solicitar AUXÍLIO-DOENÇA sem passar por perícia médica do INSS

Você pode solicitar AUXÍLIO-DOENÇA sem passar por perícia médica do INSS (Imagem: PressFoto/FreePik)
Você pode solicitar AUXÍLIO-DOENÇA sem passar por perícia médica do INSS (Imagem: PressFoto/FreePik)

O chamado “Auxílio Doença“, ou “Auxílio-incapacidade” como tem sido chamado hoje, um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é pago a pessoas que tenham alguma incapacidade temporária, agora pode ser aprovado sem a necessidade de uma perícia médica presencial.

Antes da mudança, o interessado precisava passar por uma perícia médica, presencialmente, para comprovar a inaptidão temporária e passar a receber o Auxílio-Doença. A partir de agora, é possível fazer a solicitação e ter o pedido aprovado sem nem ao menos sair de casa!

Publicidade

Publicidade

Continue lendo esta matéria do No Detalhe e entenda melhor como funciona essa novidade.

Auxílio-doença do INSS sem perícia médica

Precisa do Auxílio-doença, mas não quer precisar passar por uma perícia médica do INSS? É possível solicitar diretamente de casa em alguns casos, como veremos a seguir.

Essa solicitação especial é feita através do aplicativo ou do site Meu INSS e consiste no cadastramento dos laudos e dos atestados médicos que comprovem a sua situação atual.

Publicidade

Publicidade

O INSS fará apenas uma análise desses documentos anexados e decidirá se libera ou não o Auxílio-doença para o seu caso.

Essa mudança entrou em vigor no dia 27 de julho e vale tanto para novos pedidos quanto pedidos que já haviam sido feitos no passado e que já estavam com perícias agendadas. Porém, quem já estava esperando pela análise precisa garantir que o atestado ou lado não seja superior a 30 dias caso opte pela análise documental via Meu INSS.

Quem pode fazer essa solicitação especial?

Só é possível conseguir o recebimento do Auxílio-incapacidade dessa forma quando o afastamento NÃO tem relação com um acidente de trabalho. Além disso, é preciso que o afastamento tenha o prazo máximo de 90 dias.

Caso a sua incapacidade tenha sido causada por um acidente de trabalho ou você precise de mais de 90 dias de afastamento, você não poderá fazer a solicitação pela internet. Nesse caso, você ainda precisará agendar uma perícia médica presencial.

Quais documentos preciso enviar?

Alguns dos documentos necessários para a solicitação do Auxílio-doença através do Meu INSS são os seguintes:

  • RG
  • Atestado ou lado médico

O atestado/laudo médico precisa conter as seguintes informações, legíveis e sem rasuras: nome completo, data de emissão, informações sobre a doença, assinatura e carimbo do profissional e data de início e de término do afastamento.

Como solicitar Auxílio-doença sem perícia médica?

Publicidade

Publicidade

Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo ou site Meu INSS e entre com sua conta (caso o site não abra, tenha paciência, pois ele tem tido bastante instabilidades);
  2. Clique em “Agendar Perícia” e em seguida em “Perícia Inicial”;
  3. Leias as exigências relacionadas às documentações e, caso esteja de acordo, aperte em “sim” e depois em “continuar”:
  4. Escolha o motivo da solicitação, marcando se a incapacidade é causada por acidente de trabalho ou não (lembrando que, caso seja, a perícia deverá ser feita presencialmente);
  5. Responda todas as questões feitas pelo INSS e informe seus dados, documentos e meios de contato;
  6. Ao final do formulário, anexe todos os documentos que comprovem sua situação;
  7. Informe o seu CEP e escolha a agência do INSS mais próxima de sua residência, apertando em “avançar” logo em seguida;
  8. Escolha a instituição na qual você deseja receber o pagamento do Auxílio-doença caso aprovado e finalize sua solicitação.

Você também pode gostar de ler:
Candidato promete BOLSA FAMÍLIA DE R$ 600 e volta de benefícios; entenda

Alexandre PeresEditor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
Veja mais ›
Fechar