Declaração anual de MEI já pode ser feita. Confira o calendário e como fazer

Profissionais que atuam como MEI já podem fazer a Declaração Anual de Faturamento relativa a 2021, que pode ser entregue até 31 de maio.

Desde o início de janeiro, quem é Microempreendedor Individual (MEI) pode fazer a chamada Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), relativa ao faturamento do ano anterior, que deve ser entregue até o dia 31 de maio.

O envio da declaração anual é uma das principais obrigações dos MEIs, e deve ser feita até mesmo por empresas que não tiveram faturamento em 2021. Nesse caso, basta enviar a DASN zerada nos valores de receita.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja como fazer a declaração anual de MEI e mais informações sobre este procedimento obrigatórios para empreendedores optantes pelo Simples Nacional.

declaração anual mei
Veja como fazer a Declaração Anual de Faturamento de MEI. Foto: Reprodução/Banco BS2

Para que serve a declaração anual do MEI

De modo geral, a declaração anual serve para informar o faturamento da empresa no ano anterior, ou seja, 2021. Além disso, a DASN-SIMEI também é um registro sobre eventuais contratações de empregados.

Mas a função desta declaração vai além da comprovação de que o empreendimento está em dia com as obrigações tributárias. Afinal, quando o MEI precisa abrir uma conta jurídica ou pedir um empréstimo, por exemplo, o banco pede a DASN-SIMEI como comprovante de renda.

Publicidade

Publicidade

A declaração também é um documento importante para que o empreendedor renove alvarás de licença da prefeitura, bombeiros, vigilância sanitária, entre outros órgãos.

Como e onde fazer a declaração MEI?

O procedimento para fazer a Declaração Anual de Faturamento é relativamente simples, conforme indica o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Simples Nacional;
  2. Em seguida, selecione a opção “DASN SIMEI”;
  3. Na página seguinte, informe seu CNPJ e clique para continuar;
  4. Depois, informe os dados solicitados pelo sistema, como ano a que se refere a declaração, valores recebidos pela empresa e se teve algum funcionário no período, e mais uma vez clique para continuar;
  5. Por fim, a tela irá exibir o resumo da Declaração Anual de Faturamento, incluindo os impostos devidos em cada mês e os DAS pagos. Basta clicar em “Transmitir” para gerar o recibo.

Vale lembrar que a data limite para entregar a declaração anual é 31 de maio de 2022. Para mais detalhes sobre como fazer a DASN-SIMEI, assista o vídeo abaixo:

Quem pode ser MEI em 2022?

Neste ano, as regras para limite de renda e de contratações para a categoria passaram por algumas mudanças. Para conferir como ficam as condições para MEI em 2022, confira nosso texto sobre o assunto.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário