Detran PE passa a aceitar PIX nos pagamentos de serviços
População de Pernambuco pode pagar taxas do Detran PE com o PIX, sistema de transferências instantâneas criado pelo Banco Central.
O PIX se tornou o queridinho dos brasileiros, já que ele possibilita a realização de transferências bancárias e pagamentos de forma simples e rápida pelo telefone celular. Nos últimos meses, muitos governos estaduais adotaram esse sistema, desenvolvido pelo Banco Central, para que a população pague taxas, multas e impostos. Esse é o caso do Detran PE.
Em 2021, o órgão de trânsito de Pernambuco começou a aceitar o PIX, pois a quitação de serviços é feita muito mais rapidamente e não é necessário gerar boletos ou esperar que o pagamento seja debitado. Dessa forma, as vantagens mencionadas pelo Detran PE são:
- Taxas pagáveis em qualquer instituição financeira, então não é necessário ir até um banco credenciado ao governo para fazer o pagamento;
- Rapidez na conclusão de serviços;
- Maior agilidade para agendar atendimentos e abrir serviços, que dependem do pagamento prévio de taxas;
- Agilidade na emissão de documentos, que dependem do pagamento prévio das taxas;
- Não ter de retornar ao DETRAN para concluir serviços e emitir documentos devido à demora na compensação bancária de pagamentos;
O que pagar com PIX no Detran PE?
No Detran PE é possível pagar as seguintes taxas com o PIX:
- Segunda via de CRLV;
- Taxa de inspeção para transporte escolar;
- Licenciamento por CNPJ;
- Emissão da taxa de vistoria;
- Serviço de inclusão de gás;
- Certidão de propriedade;
- Taxa repasse credenciado;
- Renovação da CNH;
- Mudança de categoria;
- Adição de categoria;
- Alteração de dados para inclusão de Atividade Remunerada;
- Segunda via CNH;
- Segunda via da Permissão Internacional para Dirigir (PID);
- Agendamento médico e psicológico;
- Agendamento PCD;
- Agendamento junta especial da saúde;
- Agendamento de exame prático e teórico;
- Preventivo de reciclagem;
- Recurso para junta especial de saúde.
Passo a passo para o pagamento se serviços com o PIX
- Acesse a área do PIX do aplicativo do seu banco;
- Selecione a opção Pagar com QRCode ou Ler QRcode;
- Aponte a câmera do celular para o QRCode que aparece no final de cada boleto;
- Verifique se os dados e valores estão corretos antes de confirmar o pagamento;
- Confirme o pagamento.
O que é o PIX?
O PIX foi desenvolvido e lançado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020. Ele permite a realização de pagamentos e transferências instantâneas, que são realizadas em poucos minutos e sem a cobrança de taxas bancárias.
Esse sistema funciona por meio de chaves, que podem ser e-mail, número de telefone, CPF/CNPF ou uma chave aleatória, gerada pelo próprio banco. Com essas chaves, que são criadas e autorizadas pelo cliente, é possível fazer as transações.
No final de 2021, novas opções foram lançadas pelo BC para o PIX, como o PIX Saque e o PIX Troco. O Pix Saque possibilita que todos os participantes do Pix retirem dinheiro em qualquer ponto que ofereça esse serviço, como estabelecimentos comerciais, redes de ATMs compartilhados e participantes do Pix, por meio de seus ATMs próprios.
Para fazer o saque é bem fácil: o cliente faz um Pix para o agente de saque, a partir da leitura de um QR Code mostrado ao cliente ou a partir do aplicativo do prestador do serviço.
O Pix Troco é bem similar: o saque de dinheiro pode ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Assim o cliente faz um Pix com o valor total da compra mais o saque que ele deseja fazer. No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e ao valor da compra.
Os dois têm limite máximo das transações de R$ 500,00 durante o dia e de R$ 100,00 no período da noite, das 20 horas às 6 horas. A oferta das novas funções é opcional. Os estabelecimentos podem escolher se vão querer ofertá-los.
PIX é seguro?
Em novembro, o BC também lançou novas medidas de segurança para o PIX, que visam facilitar o estorno do dinheiro em caso de golpes, fraudes ou sequestros. Elas são chamadas de Bloqueio Cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução.
Com o Bloqueio Cautelar, o próprio banco pode fazer um bloqueio preventivo do dinheiro, por até 72 horas, em caso de suspeita de fraude. Já o Mecanismo Especial de Devolução pode ser ativado pela instituição financeira envolvida ou por uma pessoa que fez um PIX, mas logo percebeu que foi vítima de um golpe. Neste caso é necessário registrar um boletim de ocorrência e avisar o banco pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria.