5 sinais de que está na hora de trocar de PANELA — e 5 dicas de como escolher a nova!

Eduardo Peres

20/01/2023

Panelas costumam durar por muito tempo, mas um dia elas chegam no seu limite. Se você acha que as suas panelas estão velhas e desgastadas demais, veja aqui como identificar os sinais de uso excessivo, e veja também algumas dicas de como escolher uma panela nova.

5 sinais de que está na hora de trocar de panela

Antes de mais nada, não é fácil definir o momento exato de trocar uma panela, pois elas são itens que duram por muito tempo e costumam ser muito resistentes.

Mas há alguns métodos que ajudam a saber se a panela já chegou no fim da sua vida. Veja a seguir 5 dessas formas de identificação.

1 – Panela riscada ou amassada

Panelas costumam ser muito resistentes, mas eventualmente, depois de muitos anos de uso, elas podem acabar ficando amassadas, riscadas ou até mesmo quebradas, conforme vão se tornando mais desgastadas e frágeis.

Isso pode ser perigoso não só para o uso das panelas na hora de cozinhar, mas também porque, caso haja algum amassado ou rachadura na lateral do objeto, isso pode fazer com que partes do revestimento, ou então pequenos grãos de metal, comecem a se soltar, fazendo com que eles se misturem no alimento que está sendo preparado e apresentando grandes riscos à sua saúde.

2 – Panela Enferrujada

É importante tomar cuidado para que a panela não enferruje com o tempo, pois isso pode causar sérios problemas de saúde caso um alimento seja preparado em uma panela enferrujada. Além disso, a ferrugem pode acabar tornando a panela mais frágil, aumentando o risco de amassados ou rachaduras.

Se você mora em um lugar próximo ao mar, procure deixar as suas panelas muito bem guardadas para evitar que elas entrem em contato com a maresia, que faz com que os metais tendam a enferrujar.

3 – A panela está soltando revestimento ou metal

Como já foi dito antes, é muito perigoso que a panela comece a soltar revestimento ou pequenos pedaços de metal. Preste atenção para evitar que pedaços desses materiais se misturem com o alimento que você está preparando, e se você ver que há pedaços de revestimento ou metal na comida, evite comê-la pois isso poderá causar danos na sua saúde.

4 – Panela manchada ou escurecida

Manchas ou escurecimento podem indicar que a panela foi exposta a temperaturas altas demais, ou então que ela foi utilizado para cozinhar alimentos que possuem grandes quantidades de açúcar ou ácidos.

Isso pode tornar o objeto pouco higiênico, fazendo com que os alimentos possam ser contaminados com bactérias além de afetar o sabor dos alimentos que foram cozidos no recipiente.

5 – Não está mais se ajustando no fogão

Se a panela não se ajustar corretamente na boca do fogão e ficar balançando, isso pode fazer com que o alimento seja cozido de forma desigual, fazendo com que ele saia muito cru ou até mesmo cozido demais, correndo o risco de queimá-lo.

5 dicas de como escolher uma panela nova

Veja a seguir algumas dicas que podem auxiliar você na hora de escolher uma boa panela que seja nova.

1 – O material certo

Panelas são fabricadas em diferentes materiais, como aço inoxidável, ferro fundido, alumínio, cerâmica etc. cada um tendo as suas vantagens e desvantagens. Escolha uma que seja mais vantajosa para você considerando o tipo de cozinha que você possui e quais são os alimentos que você mais prepara.

2 – Tamanhos diferentes

Panelas vem em tamanhos muito variados. Para escolher a que seja melhor para você, leve em consideração a quantidade de alimentos que você prepara, pois uma panela grande pode ser útil para cozinhar para muitas pessoas de uma vez, mas pode ser difícil de guardar. Enquanto uma panela pequena pode ser fácil de guardar, mas não será muito útil para cozinhar em grandes quantidades.

3 – Verifique a qualidade

Veja se a panela é bem construída e se ela é feita com materiais de qualidade. Verifique também se a tampa se encaixa perfeitamente e se as alças usadas para segurar a panela não estão soltas.

4 – Panelas Antiaderente

Uma panela antiaderente pode ser útil para cozinhar alimentos que tendem a ficar grudados no fundo e nas laterais quando são cozidos, como peixes e ovos. Essas panelas também são mais fáceis de limpar.

5 – Características extras

Certas panelas costumam vir com características extras, como tampas de vidro, alças removíveis e indicadores de pressão. Veja quais dessas características são mais úteis para você quando você for escolher uma panela nova.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Churrasco na panela de pressão: tendência ou traição?

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.