Distribuição do Lucro do FGTS é o próximo pagamento que merece sua atenção

Felipe Matozo

04/07/2022

Até o final de agosto, trabalhadores com conta no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deverão receber parte do lucro obtido pelo Fundo em 2021.

Porém, o Conselho Curador do FGTS ainda não definiu o valor que será distribuído aos trabalhadores neste ano. Em 2021, por exemplo, o valor aprovado para repasse foi de mais de R$ 8,12 bilhões.

Antes da definição do valor para este ano, é necessária a aprovação das demonstrações consolidadas do fundo em 2021.

Como funciona a distribuição de lucro do FGTS?

Distribuição do Lucro do FGTS é o próximo pagamento que merece sua atenção

Veja como funciona e quem tem direito à distribuição de lucro do FGTS. Foto: Guilherme Dionízio/Estadão Conteúdo

A distribuição do lucro do FGTS acontece todos os anos até o dia 31 de agosto. Desde 2017, os trabalhadores recebem partes dos lucros que resultam dos juros cobrados de empréstimos para projetos de infraestrutura e saneamento, além de crédito da casa própria.

Os lucros são pagos a todos os trabalhadores com contas no fundo que tinham saldo no fim do ano anterior. O pagamento será feito “mediante crédito nas contas do FGTS que tinham saldo 31 de dezembro de 2021”, de acordo com a lei.

Além disso, os repasses acontecem de forma proporcional ao saldo das contas no último dia do ano. Ou seja, quanto maior o saldo do trabalhador no FGTS, maior a parcela de lucro que ele recebe.

No ano passado, o valor pago aos contribuintes foi de 1,86% sobre o saldo do fundo em 31 de dezembro de 2020.

Como retirar o dinheiro disponível?

O pagamento das parcelas de lucro do FGTS para os trabalhadores não muda as regras para saque do fundo. Portanto, os contribuintes só têm acesso a este dinheiro nas condições de saque previstas em lei, como:

  • Demissão sem justa causa;
  • Saque aniversário;
  • Aposentadoria;
  • Compra da casa própria etc.

Para conferir em quais situações o trabalhador pode sacar o dinheiro do FGTS, veja o nosso texto sobre o assunto.

Enquanto isso, quem quiser consultar o saldo disponível no fundo, pode fazer isso por meio do aplicativo FGTS ou pelos telefones 3004-1104 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800-726-0104 (para demais regiões).

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta