Eleições 2022: maio tem 4 datas importantes que merecem sua atenção

Confira quatro datas importantes do calendário eleitoral em maio para as eleições de 2022, tanto para eleitores quanto para candidatos.

À medida em que as eleições de 2022 se aproximam, eleitores e pré-candidatos vão se deparando com algumas datas importantes do calendário eleitoral.

Em maio, por exemplo, teremos quatro prazos que merecem a atenção dos brasileiros que pretendem votar ou mesmo disputar uma das vagas nas eleições marcadas para o dia 2 de outubro.

Publicidade

Publicidade

Datas importantes do calendário eleitoral de 2022 em maio

Os destaques de maio no calendário eleitoral dizem respeito a quatro prazos importantes, mas em somente três datas diferentes. Isso porque o dia 4 de maio representa a data limite para duas situações.

A seguir, confira quais são essas datas e veja se você precisará anotar uma delas na agenda para não perder o prazo.

Eleições 2022: maio tem 4 datas importantes que merecem sua atenção
Confira quatro datas importantes do calendário eleitoral em maio para as eleições de 2022. Foto: Abdias Pinheiro/Secom-TSE

4 de maio

Essa é uma data bastante citada em campanhas nas mídias, pois representa o prazo final para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor para votar em 2022.

Publicidade

Publicidade

Em muitos casos, é possível resolver uma destas situações diretamente pela internet, por meio do site do TSE. Para saber como tirar o título de eleitor pela internet, confira o nosso texto mostrando o passo a passo.

Outro prazo que vence no dia 4 de maio é para que presos provisórios e adolescentes internados que não têm inscrição regular no Estado onde estão possam se alistar ou pedir a regularização da situação eleitoral para votar nas eleições. Nesse caso, o processo deve ser feito por meio de revisão ou transferência do título.

15 de maio

A partir do dia 15 de maio será possível arrecadar recursos por financiamento coletivo para campanhas de pré-candidatos.

Esta modalidade de financiamento foi criada pela Lei nº 13.488/2017, e será utilizada pela terceira vez em eleições no país, pois também ficou disponível nas eleições de 2018 e 2020. 

31 de maio

Por fim, no último dia de maio temos um prazo importante para quem vai disputar as eleições de 2022. Afinal, este será o último dia para os partidos possam formar federações.

Uma das principais novidades das eleições deste ano, a formação de formações partidárias permitirá que partidos se unam para apoiar qualquer cargo. Elas valerão tanto para as eleições proporcionais quanto para as majoritárias.

Publicidade

Publicidade

A modalidade é parecida com as coligações, que foram extintas das eleições proporcionais em 2017, mas tem algumas regras mais “rígidas”. Isso porque as federações devem ser permanentes durante os quatro anos de mandato, ao contrário das coligações, em que muitas vezes as alianças acabavam após a eleição.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário