Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal

Descubra quem são os pré-candidatos ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2022 e veja como está o cenário atual.

Sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do país, o Distrito Federal também deve ter eleições agitadas para o governo local em 2022.

Dessa vez, quem busca a reeleição é o governador Ibaneis Rocha (MDB), eleito em 2018 após vencer a disputa contra o então governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja quem são os pré-candidatos ao governo do Distrito Federal em 2022 e os números da única pesquisa divulgada até aqui.

Ibaneis Rocha (MDB)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal
Conheça os pré-candidatos ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2022. Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Ibaneis Rocha disputou sua primeira eleição em 2018, quando foi eleito governador no segundo turno com 69,79% dos votos válidos. Até então, o governador conservava uma carreira na Ordem dos Advogados no Brasil (OAB) no Distrito Federal.

Se nas eleições de 2018 as primeiras pesquisas de intenção de voto chegaram a mostra Ibaneis com 2% das intenções de voto, desta vez ele larga na frente. Na pesquisa Real Time Big Data realizada entre os dias 18 e 19 de março, o governador apareceu na liderança em todos os cinco cenários testados, variando de 24% a 35%.

Publicidade

Publicidade

José Reguffe (União Brasil)

O segundo colocado em quatro dos cinco cenários pesquisados pela Real Time Big Data em março é o senador Reguffe, que varia de 15% a 20% das intenções de voto.

No entanto, a participação de Reguffe na disputa pelo governo do Distrito Federal não é certa. Isso porque ele está em fim de mandato como senador. Por isso, é possível que ele busque a reeleição para o Senado.

Izalci Lucas (PSDB)

Crítico de Ibaneis, o senador Izalci Lucas deve disputar o governo do Distrito Federal em outubro. Izalci está na política desde 1998, mas foi eleito deputado distrital pela primeira vez em 2002, e tem mandato no Senado até 2026.

Na pesquisa Real Time Big Data, o senador aparece entre a 3ª e a 5ª colocação nos cinco cenários testados, marcando de 5% a 7%.

Leila Barros (PDT)

A senadora Leila Barros, também conhecida como “Leila do Vôlei”, chegou recentemente ao PDT para disputar o governo do Distrito Federal. Ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Leila disputou duas Olímpiadas, foi secretária de Esporte e Lazer entre 2015 e 2018, e também tem mandato no Senado até 2026.

Na pesquisa de intenção de voto da Real Time Big Data, Leila aparece em 4º ou 5º lugar, dependendo do cenário, e tem entre 3% e 5%.

Publicidade

Publicidade

Mas é importante destacar que tanto Leila quanto Izalci ainda dependem da definição de Reguffe para saber qual será o cenário da oposição ao atual governo nas eleições de novembro. Além disso, a pesquisa de março trazia Flávia Arruda (PL) como uma das opções para o governo, mas ela deve disputar uma vaga no Senado.

Outros pré-candidatos nas eleições do Distrito Federal em 2022

Além dos nomes citados, outros pré-candidatos ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2022 são:

  • Rosilene Corrêa (PT);
  • Leandro Grass (PV);
  • Rafael Parente (PSB);
  • Keka Bagno (PSOL);
  • João Vicente Goulart (PCdoB);
  • Lucas Salles (DC).

VEJA TAMBÉM: Outros pré-candidatos a governos locais nas Eleições 2022.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário