Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Santa Catarina

Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2022 e como está o cenário da disputa no momento.

Com as eleições de 2022 se aproximando, Santa Catarina já conhece alguns pré-candidatos ao governo do estado. Entre os nomes que devem enfrentar o atual governador de Santa Catarina, que busca a reeleição neste ano, estão alguns políticos conhecidos no estado.

Além disso, o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) pode influenciar a disputa pelo governo catarinense. Afinal, este é um dos estados onde ele conta com o maior número de apoiadores.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja quem são os pré-candidatos ao governo de Santa Catarina e como está o cenário da corrida eleitoral no momento.

Carlos Moisés (Republicanos)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Santa Catarina
Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2022. Foto: James Tavares/Secom

Eleito governador com 70% dos votos no segundo turno em 2018, Moisés é formado em direito e bombeiro militar, e estreou na vida política naquele ano. Durante o mandato, o governador passou por dois processos de impeachment, sendo absolvido em ambos.

Mas ao contrário de 2018, Moisés não deve contar com o apoio do de Jair Bolsonaro, pois rompeu com o grupo de aliados do presidente e trocou de partido.

Publicidade

Publicidade

Jorginho Mello (PL)

Em 2022, o senador Jorginho Mello (PL) deve ser o candidato de Bolsonaro em Santa Catarina. Lançado pré-candidato pelo mesmo partido do presidente, Mello já foi deputado estadual e federal.

Segundo a primeira pesquisa oficial de intenções de voto para o governo de Santa Catarina, realizada em março pelo Instituto Pesquisa Catarinense, o senador está empatado tecnicamente com Moisés na liderança. Enquanto o atual governador marca 19,3% no levantamento, Mello tem 18,6%.

Gean Loureiro (União Brasil)

No final de março, Loureiro renunciou ao cargo de prefeito de Florianópolis para se apresentar como pré-candidato ao governo de Santa Catarina.

Formado em Direito e Administração e mestre em Engenharia, Gean Loureiro foi reeleito prefeito da capital em primeiro turno com 53,46% dos votos. No levantamento do Instituto Pesquisa Catarinense, aparece em terceiro lugar com 11,6% das intenções de voto.

Espiridião Amin (Progressistas)

Senador desde 2018, Amin já foi prefeito de Florianópolis, governador e deputado federal, e também concorreu à presidência da República nas eleições de 1994.

Formado em Direito e Administração, o senador participou de sua primeira eleição em 1978, quando foi eleito deputado federal mais votado pelo ARENA, partido oficial do regime militar. O nome de Amin não consta na pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense.

Outros pré-candidatos para o governo de Santa Catarina em 2022

Publicidade

Publicidade

Além dos nomes citados, a disputa pelo governo de Santa Catarina ainda tem os seguintes pré-candidatos:

  • Dário Berger (PSB) – ex-prefeito de Florianópolis;
  • Décio Lima (PT) – ex-prefeito de Blumenau e ex-deputado federal;
  • Antídio Lunelli (MDB) – ex-prefeito de Jaraguá do Sul;
  • Fernando Coruja (PDT) – ex-prefeito de Lages e ex-deputado federal.

Veja também: Eleições 2022 – conheça os pré-candidatos ao governo do Paraná

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário