Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Mato Grosso

Conheça os pré-candidatos ao governo do Estado do Mato Grosso: saiba quem são eles, qual o partido de cada um e mais!

No Mato Grosso, ainda não tem muitos nomes lançados como pré-candidatos ao governo do estado para as eleições de 2022, que irão acontecer em outubro. Quem deve tentar a reeleição deve ser o atual governador, Mauro Mendes (União Brasil).

Os partidos terem o prazo de até 5 de agosto para apresentar candidatos. Ainda que nada esteja definido, é importante que a população do Mato Grosso conheça os pré-candidatos e um pouco da trajetória de cada um, para começar a pensar sua opção de voto.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você conhece os pré-candidatos ao governo do Mato Grosso. Confira!

Mauro Mendes (União Brasil)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Mato Grosso
Conheça os pré-candidatos ao governo do Estado do Mato Grosso: saiba quem são eles, qual o partido de cada um e mais! (Imagem: Reprodução/CNN Brasil)

Ainda não se tem informações oficiais a respeito, porém são fortes as convicções de que o atual governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, tente a reeleição nas eleições estaduais que acontecerão em outubro deste ano.

Mauro Mendes é natural da cidade de Anápolis, tem 56 anos de idade e já foi prefeito de Cuiabá, a capital mato grossense, entre os anos 2013 e 2016. Ele assumiu o cargo de governo do estado nas últimas eleições, que ocorreram ainda em 2018, quando, convém lembrar, foi eleito no primeiro turno com 58,69% dos votos válidos.

Publicidade

Publicidade

A eleição aconteceu depois que Mauro deixou o PSB (Partido Socialista Brasileiro) para migrar para o DEM (Democratas). Atualmente, ele pertence ao partido do União Brasil, que surgiu a partir da fusão entre o DEM e o PSL.

Entre 2007 e 2010, Mauro Mendes foi presidente do Sesi e Senai, instituições que se dedicam à educação básica e profissional. Ele também foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso e e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Procurador Mauro (PSOL)

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ainda pretende lançar uma pré-candidatura, embora a assessoria de imprensa tenha afirmado que ainda não há candidato definido até o momento. Entre as possibilidades de nomes, está o nome de Mauro César Lara de Barros ou, como é conhecido, Procurador Mauro.

Por sua vez, Mauro César tem 46 anos de idade e é servidor público federal, atuante como procurador da Fazenda Nacional, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mauro é natural de Cuiabá e já tentou se eleger a diferentes cargos anteriormente. Ele já tentou ser prefeito da cidade, governador do estado, senador e deputado federal pelo PSOL, porém nunca conseguiu o feito de ser eleito aos cargos.

Victorio Galli (PTB)

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) tem entre os nomes cotados para candidato ao governo no estado do Mato Grosso o nome de Victorio Galli, que tem 61 anos de idade.

Publicidade

Publicidade

Atualmente, Victoria Galli, que é natural da cidade de Rosana, interior de São Paulo, atuou como Deputado federal do Brasil, desde outubro de 2007, durante três mandatos consecutivos. Enquanto Deputado Federal, Galli participou da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Convém comentar que, em Cuiabá, Victorio chegou a ser pastor e também professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus. Além disso, Galli foi diretor executivo e professor da Faculdade de Educação Teológica e Filosófica de Mato Grosso, e fez cursos de pós-graduação em supervisão escolar, docência superior e administração pública.

No presente momento, Victorio Galli é o presidente estadual do PTB em Mato Grosso.

Convém reforçar que nenhum partido chegou a lançar oficialmente um pré-candidato. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para fazer isso. Até lá, os nomes que mencionamos aqui poderão mudar.

Publicidade

Veja também: IPVA SP 2022: pagamento com 5% de desconto termina hoje (16) para novo grupo de motoristas

Publicidade

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário