Elon Musk perde o posto: empresa ultrapassa Tesla na venda de carros elétricos
Tesla perde a liderança mundial de vendas de carros elétricos no primeiro semestre do ano. Veja quem é a nova líder do setor.
A Tesla, empresa automotiva do bilionário Elon Musk, perdeu a liderança do mercado mundial de carros elétricos.
No primeiro semestre de 2022, a Tesla ficou em segundo lugar no ranking de vendas de carros elétricos no mundo. Nos primeiros seis meses do ano, a liderança ficou com uma empresa chinesa (mais detalhes abaixo).
A seguir, descubra qual foi a empresa líder de vendas do mercado de automóveis elétricos nos primeiros seis meses do ano e veja porque a Tesla perdeu este posto.
Qual é a empresa líder de vendas de carros elétricos?
Entre janeiro e junho de 2022, a empresa que mais vendeu carros elétricos no mundo foi a BYD. A companhia chinesa tem investimentos da Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffet, megainvestidor bastante conhecido do mercado.
Ao todo, a BYD vendeu 641 mil automóveis no primeiro semestre do ano, um crescimento de 314% em relação ao mesmo período de 2021. Enquanto isso, a Tesla vendeu um total de 564 mil veículos nos primeiros seis meses de 2022.
Com sede em Shenzhen, a empresa chinesa é avaliada em cerca de US$ 134 bilhões, e também ultrapassou a LG na disputa pela vice-liderança mundial no mercado de baterias. Com isso, a BYD fica atrás apenas da também chinesa CATL (Contemporary Amperex Technology) no setor.
Por que a Tesla perdeu a liderança para a BYD?
Segundo a Tesla, questões como a falta de peças e as interrupções das vendas na China devido à pandemia estão entre os principais motivos pelos números mais fracos da empresa no segundo trimestre, o que levou à perda da liderança no setor.
Em março, a Tesla anunciou a interrupção da produção de carros em sua fábrica em Xangai, cidade com 26 milhões de habitantes que é uma das mais afetadas pelo coronavírus. Segundo a Reuters, a produção foi interrompida por problemas na cadeia de suprimentos.
Enquanto isso, a BYD tem a maior parte de suas fábricas em regiões que não sofreram restrições mais severas.