Empréstimo do Auxílio Brasil em PROCESSAMENTO no Caixa Tem; o que fazer? É possível acelerar a contratação?

Alexandre G. Peres

26/10/2022

Muitos clientes do Caixa Tem pensaram que, após a aprovação e liberação do novo Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil, todos os problemas estariam finalmente resolvidos. Porém, eles não contavam com o consignado tendo uma regulamentação e liberação tão complexa e burocrática.

No momento, a Caixa chegou a congelar a liberação do empréstimo consignado, atendendo a uma solicitação do Tribunal de Contas da União (TCU); ao mesmo tempo, diversos bancos, dentre eles grandes e tradicionais bancos brasileiros, não estão oferecendo o empréstimo, alegando que ele vai mais prejudicar a vida dos clientes do que ajudar, já que facilita o superendividamento.

Para piorar, quem tenta contratar passa dias e mais dias com o consignado no estado de “em processamento“. Mas o que isso significa? O cliente precisa fazer alguma coisa para liberar ou acelerar a liberação do dinheiro? Isso é o que você descobre nesta matéria do No Detalhe!

Consignado do Auxílio Brasil “em processamento”

Quando o Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil, ou qualquer outro empréstimo, está no estado “Em processamento“, significa basicamente que o banco em questão está analisando o pedido, verificando a documentação e se o perfil do cliente é condizente com o empréstimo.

Leia também:
Vai contratar o Consignado do Auxílio Brasil? Esteja preparado para aguardar ESTE prazo

No caso do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil, o tempo prometido pela Caixa Econômica Federal era de 2 dias para a conclusão do processamento. Porém, ela não tem conseguido atender à alta demanda de contratações, e por isso o tempo de espera tem chegado até mesmo a 15 dias de processamento.

Recentemente, ela até mesmo estendeu a promessa de 2 para 5 dias de processamento; mesmo assim, o tempo pode ser superior, chegando aos já mencionados 15 dias. Portanto, é preciso que os clientes tenham paciência e não dependam 100% da liberação desse dinheiro, pois ela pode demorar mais do que o previsto e até mesmo vir a nunca acontecer.

É possível acelerar o processamento?

Infelizmente, não há muito o que fazer nessa situação. Estar com o cadastro no Caixa Tem atualizado facilita a liberação, já que a Caixa consegue comprovar suas informações mais rapidamente; mesmo assim, o problema atual do Consignado do Auxílio Brasil está mais na Caixa, que não está dando conta da demanda, do que no cliente.

Mesmo assim, caso o tempo de processamento ultrapasse o previsto pela Caixa (entre 2 e 5 dias) e você não consiga nenhuma resposta, nesse caso talvez seja melhor fazer um novo pedido no Caixa Tem ou então procurar uma lotérica, correspondente Caixa Aqui ou agência da Caixa Econômica Federal.

E se o empréstimo for cancelado?

Conseguiu finalmente a resposta, mas ela não era bem a que você queria? Isto é, a Caixa cancelou ou negou a liberação do seu consignado? Nesse caso, há dois caminhos:

  1. Primeiramente, verifique se você realmente se enquadra nas condições para contratação do Consignado do Auxílio Brasil; caso não faça parte do público-alvo, não há muito o que se possa fazer, já que este é um empréstimo voltado a um grupo bem específico;
  2. Caso você faça parte do público-alvo do Consignado, nesse caso faça um novo pedido no Caixa Tem; caso ainda assim não dê certo, procure uma lotérica, correspondente Caixa Aqui ou agência da Caixa Econômica Federal

Você também pode gostar de ler:
Consignado do Auxílio Brasil suspenso na Caixa; veja outros bancos que ainda estão oferecendo o empréstimo

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta