Estado alerta: quase 200 mil motoristas poderão perder a CNH; entenda

O Detran de Pernambuco alerta que quase 200 mil condutores de veículos poderão ficar sem a CNH. Entenda o por quê.


O Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco (Detran-PE) chama atenção dos motoristas para o limite de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quase 200 mil condutores cometeram infrações com efeito suspensivo no Estado.

Quando isso acontece, a pessoa perde automaticamente o direito de dirigir e sofre outras sanções, como pagamento de multa e assim por diante.

Detran-PE alerta que quase 200 mil motoristas poderão ficar sem a CNH

O Detran de Pernambuco alerta que cerca de 167 mil motoristas poderão ficar sem dirigir nos próximos meses. O prazo irá variar entre 2 meses até um ano, dependendo da situação do condutor. Tendo isso em vista, é muito importante que os motoristas deem a devida atenção ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Do total de CNHs, 3 mil habilitações podem ser suspensas pelo somatório de 40 pontos. Isso porque a soma passou de 20 para 40 pontos com as alterações do CTB, no ano de 2021.

Afinal de contas, se a pontuação exceder o limite permitido, os condutores também terão de passar por um curso de reciclagem.

Atualmente, existem multas que podem causar a suspensão automática da carteira de habilitação. Entre elas, estão multas por infrações como: dirigir motocicleta sem capacete, quem se recusa a fazer o teste do bafômetro, quem dirige em velocidade acima dos 50% permitido, etc.

Se o motorista for reincidente, ele corre o risco de ficar com a CNH suspensa por mais tempo.

No momento, são 59.363 processos para suspensão das habilitações estão em tramitação em diversas fases. Enquanto isso, outros 103.811 processos estão na fase de abertura.

De acordo com Sérgio Lins, diretor de fiscalização do Detran de Pernambuco, o processo de julgamento das ações relacionadas à CNH está caminhando mais rápido do que de costume. O novo sistema permite defesas de forma simultânea.

Veja também: Fila do INSS: tempo de espera é revelado e surpreende segurados

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.