Consulta Renavam 2023 – Siga estes passos para consultar os dados do seu veículo

Felipe Matozo

02/12/2022

Motoristas que desejam conferir se a situação de determinado veículo está regular em 2023, podem fazer isso através de uma consulta com o Renavam.

O código Renavam funciona como uma espécie de RG do veículo”. Ele é composto por 11 números e pode ser encontrado tanto no CRLV (documento de licenciamento) quanto no CRV (documento para transferências).

A seguir, veja como consultar os dados de veículo com o Renavam e confira mais informações sobre este importante código.

Como saber o Renavam 2023 do veículo?

Antes, é importante deixar claro que o Renavam de um veículo será sempre o mesmo. Portanto, este número não muda em 2023.

Confira também
Onde fica o número do Renavam no documento? Aprenda a localizar

Conforme já adiantamos, é possível encontrar o Renavam de um veículo no CRLV ou no CRV. Mas se você não estiver com um documento do veículo em mãos para saber o número, em alguns casos é possível consultar informações com outros dados, como placa ou chassi.

No entanto, é importante destacar que as formas de consulta variam conforme o estado. Assim, em algumas localidades não há como fazer uma busca online sem o Renavam.

Como consultar dados do veículo com o Renavam?

Agora que já explicamos como encontrar o número do Renavam, vamos falar sobre como usar este dado para fazer uma consulta para puxar dados de um veículo em 2023.

A primeira opção é por meio do site ou aplicativo do Detran do seu estado. Nesse caso, é possível ter acesso a informações mais detalhadas sobre o veículo.

Para fazer isso, é só acessar o portal do Detran local ou baixar o aplicativo e selecionar o serviço de consulta a veículos. Em seguida, é necessário informar os dados do veículo em questão, sendo que normalmente os sistema pedem Renavam e placa.

Mas também existe a opção de consultar os dados de um veículo por em uma plataforma nacional, disponível para motoristas de todo o país, o Senatran.

Para fazer uma consulta neste site, basta acessar o portal de Serviços do SENATRAN e clicar para “Entrar com gov.br”. Em seguida, você deve fazer login com CPF e senha ou criar uma nova conta, e selecionar a opção “Veículos” na página inicial após acessar a sua conta.

Para mais informações sobre como fazer uma consulta com Renavam no portal do Senatran, confira nosso texto com o passo a passo completo.

VEJA TAMBÉM
O que é Renavam? Tire suas dúvidas!

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta