Estes são os setores com MAIS CONTRATAÇÕES; saiba onde procurar emprego

Felipe Matozo

17/08/2022

O mercado de trabalho vem se recuperando nos últimos meses, e alguns setores ajudaram a melhorar este desempenho ao abrir um número maior de vagas de emprego durante o ano.

A seguir, confira quais são os setores que mais contrataram no segundo trimestre deste ano, segundo a pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE.

Setores que mais contrataram

De acordo com a pesquisa do IBGE, o setor de serviços foi o que mais ajudou a derrubar a taxa de desemprego no país, já que apresentou o maior volume de contratações.

O setor de serviços inclui hotéis e restaurantes, por exemplo, estabelecimentos que sofreram com a pandemia e tiveram que realizar muitas demissões, mas agora se recuperam e oferecem mais vagas de emprego.

Em segundo lugar no “ranking” de retomada de empregos da pesquisa aparece o item chamado pelo IBGE de outros serviços. Nesse caso, estão inclusos na lista negócios como salões de beleza, lavanderias e pet shops.

Em seguida, o terceiro destaque positivo em geração de empregos no Brasil foi o setor de comércio. Juntas, estas três categorias empregam cerca de 16,44 milhões de brasileiros.

Portanto, para quem continua a procura de emprego, o que ainda inclui mais de 10 milhões de brasileiros, estes são setores que merecem atenção pelo alto número de contratações.

Dicas para buscar vagas de emprego

Uma das principais dicas para quem está buscando por vagas de emprego é justamente ficar atualizado sobre o mercado de trabalho, o que inclui conhecer os setores que mais estão contratando.

Além disso, especialistas também dão outras sugestões importantes para quem procura por uma oportunidade, como por exemplo:

  • Definir um objetivo, para filtrar as vagas que mais se encaixem no que você procura;
  • Estabelecer uma rotina para não se perder na procura;
  • Se cadastrar em variados sites de emprego, como o Gupy;
  • Manter seu currículo e os cadastros nestes sites sempre atualizados;
  • Realizar cursos para melhorar seu currículo;
  • Usar as redes sociais para buscar vagas, criar conexões e divulgar que está em busca de uma oportunidade;

VEJA TAMBÉM: DESEMPREGO CAI em 22 estados no 2º trimestre; lista com os MELHORES e PIORES

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta