Estes vão ser os presentes mais buscados no Dia dos Namorados 2022
Veja quais devem ser os presentes mais buscados no Dia dos Namorados 2022, segundo pesquisa feita com consumidores.
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil no último mês de maio revela quais devem ser os presentes mais buscados no dia dos namorados de 2022.
Além disso, o levantamento também mostra que o momento de crise econômica e inflação em alta não assusta os apaixonados. Afinal, a expectativa é que 92 milhões de consumidores comprem presentes nesta data, injetando cerca de R$ 18,06 bilhões na economia.
Segundo a pesquisa, mais da metade dos entrevistados deve ir às compras no dia dos namorados, e 34% pretendem gastar mais neste ano do que em 2021.
Presentes mais buscados no dia dos namorados 2022
De acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Offerwise, os presentes mais procurados neste ano serão os seguintes:
- Roupas (37%)
- Perfumes, cosméticos e maquiagem (34%)
- Calçados (23%)
- Jantar (19%)
- Bombons e chocolates (19%).
Conforme explica Daniel Sakamoto, mestre em Políticas Públicas e Governo e Gerente Executivo na CNDL, tradicionalmente, estes costumam ser os itens mais procurados para o dia dos namorados.
Mas em 2022, estes presentes também representam uma espécie de retomada do comércio, setor duramente impactado pela pandemia que “agora tem motivos para celebrar esse aquecimento nas venda”, afirma Sakamoto.
Por que os consumidores estão dispostos a gastar em 2022?
O avanço da vacinação contra a covid-19 no país permitiu a retomada das atividades e já vinha dando um fôlego para o comércio crescer com as datas comemorativas.
José César da Costa, presidente da CNDL, lembra que o momento atual ainda faz com que muitos consumidores precisem conter os gastos, por conta das dificuldades econômicas. Apesar disso, “esta é uma data importante, em que o ato de presentear acaba sendo uma demonstração de afeto”, afirma ele.
Consumidores pretendem comprar presentes mesmo endividados
Outro reflexo do atual cenário econômico brasileiro é o número de endividados que planeja ir à compras no dia dos namorados 2022.Segundo a pesquisa, 26% das pessoas pretendem gastar com presentes mesmo com contas em atraso.
Entre estes consumidores, dois em cada três estão com o CPF negativado, e 8% deixarão de pagar alguma conta para comprar um presente.
Mas para quem está negativado, especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, destaca que existem outras formas de surpreender o parceiro. Segundo ela, é importante unir a disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para não comprometer ainda mais o orçamento.
Veja também: Dia dos Namorados 2022 – 3 dicas para economizar no presente