Faça o MELHOR CHURRASCO do Brasil seguindo ESTAS DICAS

Confira algumas das principais dicas para fazer um churrasco inesquecível, desde a escolha da carne até os acompanhamentos.


Poucos eventos são melhores do que um bom churrasco. Carne assada, cervejinha e muita resenha são elementos que não podem faltar. No texto abaixo, nós reunimos algumas dicas para fazer um churrasco inesquecível.

Faça o MELHOR CHURRASCO do Brasil seguindo ESTAS DICAS
Confira algumas dicas para fazer um churrasco inesquecível. Foto: Emerson Vieira/Unsplash

1 – Um bom churrasco começa com a escolha da carne

Não tem jeito, o primeiro ponto que merece sua atenção na hora de organizar um churrasco é a carne. Nessa hora, você deve escolher com cuidado qual peça comprar para levar para a churrasqueira.

Para fazer um bom churrasco, as carnes mais recomendadas são as mais gordurosas, pois elas costumam ser mais saborosas, macias e suculentas.

Como você já deve saber, as carnes mais indicadas para um bom churrasco são a picanha e a costela, mas aqui mesmo nós já mostramos algumas dicas de cortes mais em conta.

Nesse caso, duas carnes que podemos destacar aqui são o contrafilé, que é uma das melhores opções no quesito custo-benefício, e o miolo da alcatra, que é o tipo de carne que “não tem erro”, já que costuma ficar ótima na grelha.

2 – Tempere a carne com antecedência

Após a escolha da carne, uma das principais dicas para garantir que ela fique saborosa é temperá-la horas antes do churrasco. Afinal, isso garante que a carne irá pegar bem o tempero.

Além disso, dependendo do corte que você escolher, também é possível aproveitar esse momento para amaciar a carne.

Conforme nós já explicamos aqui, se o tipo de carne escolhido para o churrasco for um corte mais duro, como o Acém, uma dica é deixá-lo marinando por cerca de 2 horas em uma mistura de azeite e vinagre, receita que serve de amaciante e tempero.

3 – Troque o carvão por lenha

Uma dica para dar uma diferenciada no seu churrasco é substituir o carvão por lenha, pois assar a carne sobre brasas de madeira oferece um sabor único para a carne.

Isso porque a lenha solta mais fumaça do que o carvão, o que acentua o sabor. No entanto, isso faz com que a lenha não seja indicada para espaços pequenos ou fechados.

Além disso, a lenha é mais difícil de se acender. Nesse caso, se você não tem experiência em acender a churrasqueira com lenha, vale a pena conferir umas dicas para fazer isso.

Mas é importante destacar que consumo de lenha é maior que o de carvão. Portanto, se você está acostumado a usar certa quantidade de carvão, saiba que será necessário aumentar este volume se fizer a troca pela lenha.

4 – Prepare um molho para o churrasco

Outra opção para dar uma diferenciada no seu churrasco é oferecer um molho para acompanhar a carne. Nesse caso, existem alguns molhos fáceis de fazer que você pode preparar em casa.

Um dos molhos que você pode preparar em casa para em poucos minutos para oferecer no churrasco é o molho verde. Uma das receita mais simples e saborosas de molho verde envolve ingredientes como ervas verdes, hortelã, raspas de limão e de laranja. No vídeo abaixo você pode acompanhar esta receita completa:

5 – Capriche nos acompanhamentos do seu churrasco

Falando em molhos, não podemos esquecer que os acompanhamentos também são muito importantes em um churrasco. Por isso, vale a pena dedicar uma atenção especial a eles.

Aqui mesmo nós já montamos uma lista com os 4 melhores acompanhamentos para churrasco, explicando como cada um deles oferece uma grande variedade de opções com as quais você pode trabalhar.

No caso do pão de alho, por exemplo, existem algumas receitas que são fáceis de fazer e ficam ótimas. No vídeo abaixo, por exemplo, temos uma receita que leva somente maionese, alho, margarina, queijos parmesão e mozzarella e alguma erva à sua escolha:

Além do pão de alho, existem outros acompanhamentos que muitas vezes são subestimados, pois se receberem uma atenção especial podem dar outra cara para o churrasco.

Nesse caso, os principais exemplos que podemos destacar são arroz e salada. Afinal, em ambos os casos você pode buscar receitas diferentes que deixem o churrasco muito mais rico.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.