“FGTS em processamento”: o que significa essa mensagem ao tentar fazer o saque?
Entenda o que significa a mensagem de "Saque FGTS em processamento" que aparece para algumas pessoas que consultam o benefício.
O saque extraordinário do FGTS foi liberado para um novo grupo de trabalhadores nesta quarta-feira (11/05), e já está disponível para milhões de pessoas. No entanto, alguns trabalhadores estão se deparando com uma mensagem de “Saque FGTS em processamento” no aplicativo.
Mas as pessoas que consultam o saque extraordinário no Caixa Tem ou no FGTS e encontram este aviso não precisam se preocupar, pois esta mensagem indica que é necessário aguardar o período de saque.
O que significa a mensagem “Saque FGTS em processamento”
Esta mensagem significa que a liberação de uma parcela de até R$ 1.000 do FGTS foi aprovada, mas que o trabalhador deve esperar pela data referente ao seu mês de aniversário.
Isso porque os depósitos do saque extraordinário seguem um calendário que varia conforme o mês de nascimento dos trabalhadores. Até aqui, por exemplo, o valor já foi liberado para nascidos entre janeiro e abril.
Sendo assim, se o Caixa Tem mostra uma mensagem de “saque em processamento”, basta consultar o calendário para saber quando você vai ter acesso ao dinheiro.
Calendário do saque extraordinário
O calendário de depósitos do saque-extraordinário começou em abril e segue até junho. Além dos pagamentos para os aniversariantes de abril, que iniciam nesta quarta (11/05), as próximas datas de liberação do saque são as seguintes:
- Nascidos em maio – dia 14 de maio (sábado);
- Junho – 18 de maio;
- Julho – 21 de maio;
- Agosto – 25 de maio;
- Setembro – 28 de maio;
- Outubro – 1º de junho;
- Novembro – 8 de junho;
- Dezembro – 15 de junho.
O trabalhador que deseja consultar se tem direito ao saque e mais informações sobre o pagamento pode fazer isso por meio do site do FGTS.
Quem tem direito ao saque extraordinário?
O saque será disponibilizado para todos os trabalhadores com conta vinculada do FGTS, inclusive desempregados. O valor máximo para retirada é de R$ 1.000 por pessoa, e quem não tiver este valor de saldo no fundo terá que sacar menos.