FIES 2022: 111 mil vagas abertas. Veja como vai funcionar o FIES neste ano

FIES 2022 terá cerca de 111 mil vagas disponíveis, mas o repasse de investimentos será 35% menor na comparação com 2021. Entenda!


Neste ano, serão disponibilizadas 110.925 vagas para o FIES 2022, o programa de financiamento estudantil para ensino superior privado do Governo Federal. Destas, os interessados terão acesso a 66.555 vagas, 60% no primeiro semestre e, a 44.370 vagas no segundo semestre, o que representa 40% do total.

Como vai funcionar o FIES 2022

FIES 2022 já tem o calendário divulgado. Veja quando começam as inscrições
FIES 2022 já tem o calendário divulgado. Veja quando começam as inscrições. (Imagem: Marcello Casal JR / Agência Brasil)

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de universidades privadas que têm avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Ele funciona assim: durante o curso, o estudante financiado paga mensalmente o valor da coparticipação diretamente para o agente financiador. Quando ele se forma, é necessário fazer a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a realidade financeira da família. 

Neste ano, o Governo Federal alterou algumas condições de renegociação do programa para quem já está inscrito. Agora, será possível que estudantes com parcelas atrasadas tenham desconto de até 92% no débito e possam fazer o parcelamento das dívidas em até 150 meses.

Isso vale para acadêmicos que tenham assinado contrato do Fies até o segundo semestre de 2017 e que estejam com atraso de mais de 90 dias no pagamento das parcelas na data da publicação da medida provisória (30 de dezembro de 2021). 

Já quem ainda não participa do programa e quer se inscrever no FIES 2022, deve ficar atento às datas do calendário:

  • Complementação da inscrição postergada: 8 a 10 de fevereiro;
  • Inscrições: 8 a 11 de março;
  • Divulgação do resultado: 15 de março de 2022;
  • Complementação da inscrição para quem foi pré-selecionado: 16 a 18 de março;
  • Divulgação da lista de espera: 16 de março a 28 de abril. 

Vagas ociosas diminui orçamento do programa

Neste ano, o Governo Federal disponibilizou 111 mil vagas para o FIES 2022. Ainda sim, ele espera que parte delas não sejam preenchidas, o que levou à diminuição do orçamento do programa em comparação com 2021. 

No ano passado, foram destinados R$8,48 bilhões para o financiamento. Já neste ano, a verba repassada foi de R$ 5,53 bilhões – uma redução de 35%.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dois motivos explicam a ociosidade das vagas: muitas famílias se desanimam com o FIES quando descobrem que o financiamento não é de 100% do valor do curso, pois não têm os recursos financeiros disponíveis para arcar com as mensalidades; e, com a pandemia, as dificuldades financeiras dos brasileiros se intensificaram, reduzindo a procura pelo programa. 

Quem tem direito ao FIES?

Para participar do FIES 2022, é preciso:

  • Ter realizado alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2020;
  • Ter notas iguais ou acima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação no Enem;
  • Não ter feito o Enem na condição de treineiro. 
  • Comprovar renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet:

  1. Entrar no site http://portalfies.mec.gov.br;
  2. Acessar o FiesSeleção;
  3. Fazer o cadastro “Login Único” do governo federal;
  4. Criar uma conta gov.br, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, caso seja o seu primeiro acesso nessa plataforma de acesso digital, ou  inserir o número de CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br;
  5. Completar os dados pessoais para finalizar a inscrição. 

As informações que são pedidas no momento da inscrição são:

  • Número de registro no Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Correio eletrônico (e-mail) pessoal válido;
  • Nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas datas de nascimento consoante constam do referido Cadastro de Pessoa Física e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
  • Os parâmetros que definem o grupo de preferência;
  • A ordem de prioridade das três opções de curso/turno/local de oferta entre as disponíveis no referido grupo; 
  • Demais exigências solicitadas no âmbito do FiesSeleção.

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!