FIES 2022: 5 perguntas que precisam ser respondidas

Confira as respostas para algumas das principais perguntas sobre o Fies 2022, programa que tem mudanças a partir deste ano.

Criado a partir de uma lei de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um dos principais instrumentos de acesso ao ensino superior no Brasil. Mas apesar de conhecido, o Fies ainda gera algumas perguntas entre os candidatos, principalmente após as mudanças anunciadas para 2022.

Por meio do programa, estudantes de todo o país podem financiar cursos superiores em instituições privadas. Mas para isso é preciso atender a alguns critérios do Fies e também observar outras condições.

Publicidade

Publicidade

No texto a seguir, você confere as respostas para algumas das principais dúvidas de estudantes sobre o funcionamento do Fies.

fies 2022 perguntas
Veja as respostas para algumas das principais perguntas sobre o Fies 2022. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

1 – Como funciona o Fies?

O Fies concede financiamentos de cursos com taxa zero de juros para que os participantes não precisem pagar as mensalidades durante o período de estudo.

Durante o curso, os estudantes contemplados precisam pagar apenas um valor mensal de coparticipação. Mas o valor do saldo de financiamento começa a ser pago somente após a conclusão do curso, em parcelas que variam conforme a renda do participante.

Publicidade

Publicidade

2 – Quais os principais critérios do Fies 2022?

O Fies é destinado a estudantes que participaram do Enem a partir da edição de 2010, obtiveram média de pelo menos 450 pontos e não tiraram zero na redação.

Além disso, também é necessário se encaixar nos critérios de renda do Fies. Nesse caso, o candidato deve possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Para mais detalhes sobre os critérios do Fies, é fundamental que o candidato confira os requisitos do programa no edital do processo seletivo vigente.

3 – Como se inscrever no Fies 2022?

Para se inscrever no Fies, basta acessar o site do programa e clicar em “Minha Inscrição” para fazer um cadastro a partir de uma conta na plataforma “gov.br”. Mas para isso é preciso aguardar o início do processo seletivo para o Fies 2022, que ainda não começou.

Além disso, é importante destacar que os candidatos só podem conseguir financiamento para os cursos disponíveis no sistema do Fies, conforme o número de vagas disponíveis.

4 – Bolsista Prouni pode participar do Fies?

Estudantes que têm acesso a uma bolsa parcial do Prouni podem participar do processo seletivo do Fies para financiar a parte restante da mensalidade, desde que ele se enquadrar nos critérios previstos no edital vigente.

Publicidade

Publicidade

No entanto, não é possível ter acesso a uma bolsa e ao financiamento do Fies simultaneamente em cursos diferentes. Além disso, bolsistas integrais do Prouni só podem obter o Fies em caso de encerramento da bolsa.

5 – Como acontece a seleção para o Fies?

classificação dos candidatos segue de acordo com as notas do Enem e também obedece a uma ordem de prioridade. Para entender melhor os critérios de classificação e de desempate do Fies, confira o nosso texto sobre o assunto

Em caso de dúvidas sobre detalhes do programa, como percentuais de financiamento e outras questões, acesse a página de ajuda no site do Fies ou ligue para a Central de Atendimento no número 0800-616161.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário