Caixa anuncia redução dos juros de financiamento da casa própria na modalidade poupança

Felipe Matozo

24/03/2022

Nesta quinta-feira (24/03), a Caixa Econômica Federal anunciou que irá reduzir juros de financiamento da casa própria. No entanto, a mudança valerá apenas para a modalidade atrelada ao rendimento da poupança.

Enquanto isso, as demais linhas gerais de financiamento não tiveram alterações anunciadas. A seguir, veja como ficarão os juros da Caixa para compra da casa própria.

Mudança na taxa de juros do financiamento da casa própria pela Caixa

De acordo com a Caixa, a taxa mínima para financiamento da casa própria passará a ser de 2,80% ao ano mais o índice de rendimento da poupança. Hoje esta taxa está em 2,95% ao ano mais o rendimento, ou seja, a redução será de 0,15%.

Já no caso das demais linhas de financiamento, como não houve anúncio de mudanças, os valores devem seguir os mesmos: 9,75% ao ano na modalidade taxa fixa, e a partir de 8% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), que hoje está em cerca de 0,9%, na modalidade TR.

Caixa anuncia redução dos juros de financiamento da casa própria na modalidade poupança

Modalidade de financiamento de imóveis ligada à poupança terá nova taxa de juros. Foto: Canva

Quando a novidade entra em vigor

Segundo a Caixa, a nova taxa de juros para financiamento da casa própria na modalidade ligada à poupança já começa a valer na próxima segunda-feira, dia 28 de março.

Com isso, expectativa é que haja um alívio para quem está pagando por financiamentos nesta modalidade. Afinal, como o rendimento da poupança varia conforme taxa básica de juros (Selic), algumas pessoas viram o valor das parcelas de financiamento subir nos últimos meses.

Isso porque a Selic vem passando por altas consecutivas desde o final de 2021. Nesse caso, os aumentos interferem no rendimento da poupança e fazem com que os financiamentos também fiquem mais caros.

Mudanças adicionais no programa Casa Verde e Amarela

Outro anúncio da Caixa está ligado ao Casa Verde e Amarela, programa de financiamento habitacional criado para substituir o Minha Casa Minha Vida.

Nesse caso, o banco anunciou que irá reduzia em 0,5% a taxa de juros do financiamento para famílias com renda entre R$ 2.000.01 e R$ 2.400.

Além disso, a Caixa também informou que aumentará os subsídios para compra e construção de moradias. No entanto, o banco não informou o valor nem o percentual de aumento dos subsídios.

Veja também: Programa Casa Verde e Amarela com novas regras; governo oferece mais subsídios a famílias de baixa renda

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta