Caixa anuncia redução dos juros de financiamento da casa própria na modalidade poupança

Caixa anuncia redução da taxa de juros na modalidade de financiamento da casa própria ligada ao rendimento da poupança.

Nesta quinta-feira (24/03), a Caixa Econômica Federal anunciou que irá reduzir juros de financiamento da casa própria. No entanto, a mudança valerá apenas para a modalidade atrelada ao rendimento da poupança.

Enquanto isso, as demais linhas gerais de financiamento não tiveram alterações anunciadas. A seguir, veja como ficarão os juros da Caixa para compra da casa própria.

Publicidade

Publicidade

Mudança na taxa de juros do financiamento da casa própria pela Caixa

De acordo com a Caixa, a taxa mínima para financiamento da casa própria passará a ser de 2,80% ao ano mais o índice de rendimento da poupança. Hoje esta taxa está em 2,95% ao ano mais o rendimento, ou seja, a redução será de 0,15%.

Já no caso das demais linhas de financiamento, como não houve anúncio de mudanças, os valores devem seguir os mesmos: 9,75% ao ano na modalidade taxa fixa, e a partir de 8% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), que hoje está em cerca de 0,9%, na modalidade TR.

Caixa anuncia redução dos juros de financiamento da casa própria na modalidade poupança
Modalidade de financiamento de imóveis ligada à poupança terá nova taxa de juros. Foto: Canva

Quando a novidade entra em vigor

Segundo a Caixa, a nova taxa de juros para financiamento da casa própria na modalidade ligada à poupança já começa a valer na próxima segunda-feira, dia 28 de março.

Publicidade

Publicidade

Com isso, expectativa é que haja um alívio para quem está pagando por financiamentos nesta modalidade. Afinal, como o rendimento da poupança varia conforme taxa básica de juros (Selic), algumas pessoas viram o valor das parcelas de financiamento subir nos últimos meses.

Isso porque a Selic vem passando por altas consecutivas desde o final de 2021. Nesse caso, os aumentos interferem no rendimento da poupança e fazem com que os financiamentos também fiquem mais caros.

Mudanças adicionais no programa Casa Verde e Amarela

Outro anúncio da Caixa está ligado ao Casa Verde e Amarela, programa de financiamento habitacional criado para substituir o Minha Casa Minha Vida.

Nesse caso, o banco anunciou que irá reduzia em 0,5% a taxa de juros do financiamento para famílias com renda entre R$ 2.000.01 e R$ 2.400.

Além disso, a Caixa também informou que aumentará os subsídios para compra e construção de moradias. No entanto, o banco não informou o valor nem o percentual de aumento dos subsídios.

Veja também: Programa Casa Verde e Amarela com novas regras; governo oferece mais subsídios a famílias de baixa renda

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário