Fies: Governo estabelece novas condições de negociação de dívidas

Saiba mais sobre as novas condições para negociar suas dívidas estipuladas pelo Governo para o FIES, só aqui No Detalhe.

A negociação de dívidas FIES é algo que deve ser feito por todos os estudantes inadimplentes, de modo a terem o nome sem restrições, e ficarem sossegados por terem eliminado uma de suas principais dívidas. 

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos programas criados pelo MEC, que oferece aos alunos um financiamento para os cursos de graduação para às universidades privadas que estão inseridas no sistema.

Publicidade

Publicidade

O objetivo principal é focar no auxílio aos jovens com renda baixa para terem acesso aos estudos nas faculdades.

Fies Governo estabelece novas condições de negociação de dívidas
Fonte/Reprodução: original

Durante todo o início de um semestre, o FIES inicia as inscrições para os candidatos que gostariam de concorrer a um contrato para financiar seus estudos. Todos aqueles que forem selecionados com ajuda deste auxílio do Governo para custearam as mensalidades, poderão ter a oportunidade de receber o auxílio até a conclusão do curso.

No entanto, quando houver o término e o aluno estiver formado, será necessário que o beneficiário devolva os valores que haviam sido financiados pelo Governo com as parcelas.

Publicidade

Publicidade

Quais as mudanças para a negociação de dívidas?

As principais mudanças anunciadas por Milton Ribeiro, ministro da educação, é que os alunos poderão receber um desconto no percentual de 92% no saldo devedor, além de conseguirem parcelar todas as dívidas por até 150 meses. Esta medida provisória foi assinada pelo presidente da república, Jair Bolsonaro, com publicação no Diário Oficial da União.

Estas condições serão indicadas aos estudantes que possuam contrato assinado com o FIES desde o 2° semestre de 2017, com atraso de mais de 90 dias para poderem acertar as dívidas.

No caso dos contratos que possuam parcelas em atraso no período de 90 a 360 dias, poderão ter um desconto de 12% caso quitem as dívidas de forma integral. Outra maneira de resolver tal problema, é com o parcelamento em 150 meses, com isenção de juros e das multas. Cerca de 165,2 mil estudantes contam com um saldo devedor em R$ 7,4 bilhões.

Onde posso renegociar minhas dívidas do FIES?

Para renegociar a dívida, será necessário ser feito por intermédio da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, que são os principais agentes financeiros do programa.

O atendimento será disponibilizado por ambos os bancos aos estudantes interessados em quitar suas dívidas.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário