FIES 2022: inscrições serão abertas neste mês de março. Preste atenção aos principais pontos

O FIES 2022 primeiro semestre abre inscrições em março. Veja, aqui, os principais pontos que todo candidato deve saber!

As inscrições para o FIES 2022 serão abertas em março, disponibilizando aos candidatos a oportunidade de financiar cursos de graduação em universidade privada.

De acordo com o Ministério da Educação, o novo processo seletivo contará com mais de 66 mil vagas de financiamento, com possibilidade de conseguir juros zero dependendo da renda do candidato.

Publicidade

Publicidade

Aqui, você confere detalhes sobre a inscrição FIES 2022, bem como regras e calendário do programa. Continue a leitura e descubra!

O que é o FIES?

FIES 2022: inscrições serão abertas neste mês de março. Preste atenção aos principais pontos

Trata-se do Fundo de Financiamento Estudantil, que é um programa do MEC (Ministério da Educação) que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes de curso superior em universidade da rede privada.

O programa oferece diferentes modalidades de financiamento estudantil, com possibilidade de juros zero a quem mais precisa. Quando há cobrança de juros, eles são reduzidos, estabelecidos de acordo com a renda familiar do candidato.

Publicidade

Publicidade

Quem pode se inscrever no FIES 2022?

Para realizar sua inscrição e concorrer ao financiamento estudantil, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. Além disso, não pode ter zerado a redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3.636,00).

Um detalhe importante: estudantes que têm renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo pode conseguir o financiamento sem taxa de juros.

Como se inscrever no FIES 2022?

A inscrição é gratuita e online, feita diretamente no site do oficial do programa. Veja, a seguir, um passo a passo para efetuar a sua:

  • Acesse, no período de inscrição, o site do FIES;
  • Clique em “minha inscrição” e em seguida em “fazer cadastro”;
  • Faça login mencionando usuário e senha de sua conta gov.br. Caso não tenha uma, dá para fazer o cadastro na própria página, basta clicar nessa opção e seguir as orientações dadas na tela;
  • Confirme sua inscrição no programa.

Quais cursos o FIES 2022 financia?

O programa financia somente cursos disponíveis em seu sistema. A lista completa poderá ser visualizada pelo candidato no momento da inscrição.

O Ministério da Educação informou que para o primeiro semestre de 2022 os estudantes terão acesso a 66.555 vagas de financiamento. No segundo, o programa contará com 44.370 vagas.

Há restrição para inscrição no processo seletivo FIES?

Sim! Confira, logo abaixo, quais são as restrições estabelecidas pelo MEC no edital do programa:

  • Não poderá se inscrever o candidato pré-selecionado em processo seletivo anterior o FIES, enquanto durar a situação de pendência de fases de complementação e validação de informações;
  • Candidato que não quitou o financiamento anterior do FIES ou pelo CREDUC (Programa de Crédito Educativo) também não poderá se inscrever;
  • Aquele que se encontre em período de uso do financiamento do FIES não poderá realizar a inscrição;
  • Não poderá se inscrever candidatos que se submeteram ao Enem na condição de treineiro.

Lista de espera FIES 2022

Publicidade

Publicidade

De acordo com o edital do processo seletivo, os candidatos classificados com base na quantidade de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados em chamada única. Então, deverão fazer o processo de confirmação e contratação do financiamento.

Os que não foram classificados na chamada única entram automaticamente em uma lista de espera. Portanto, não há necessidade de se inscrever para registrar o interesse em vagas remanescentes de financiamento do programa.

Complementação de informações FIES

Todo candidato pré-selecionado na chamada única do FIES deve complementar suas informações junto à universidade e banco responsável pelo financiamento.

Na ocasião, deverá apresentar a documentação exigida pelo programa. Caso não faça essa complementação no prazo indicado no calendário, o candidato perde a vaga de financiamento.

Calendário FIES 2022

  • Inscrições: de 8 a 11 de março de 2022;
  • Resultado chamada única: 15 de março de 2022;
  • Complementação das informações da inscrição: 16 a 18 de março de 2022;
  • Resultado da lista de espera: de 16 de março a 28 de abril de 2022.
Publicidade

Atenção a um detalhe: quem for selecionado na lista de espera tem o prazo de três dias úteis para complementar as informações da inscrição. Esse prazo é contado a partir da divulgação da pré-seleção do candidato. Portanto, organize e apresente sua documentação o quanto antes no caso de aprovação, para não perder a vaga.

Publicidade

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário