Gato ou Jaguatirica? Conheça a raça que deixa todo “gateiro” de queixo caído!

Fique por dentro das principais informações e curiosidades sobre o gato de bengal, que é o gato da aparência selvagem.


Um gato bem dócil, mas que tem uma aparência bem exótico, é o chamado gato de bengal, uma raça que cada vez se torna mais popular em diversas localidades do mundo. Para quem gosta muito de gatos, super vale a pena adotar um animal dessa raça.

Você também pode gostar de ler: Proteja seu pet: 7 plantas que são verdadeiros VENENOS a animais de estimação

O gato de bengal é um felino que tem tudo para ser a companhia ideal para aquelas pessoas que gostam de animais que não curtem muito a ideia de ficar parados. Afinal de contas, eles podem ser bem enérgicos.

Gato ou Jaguatirica? Conheça a raça que deixa todo "gateiro" de queixo caído!

Nas próximas linhas, você vai ficar por dentro das principais informações sobre o gato de bengal.

Esses gatos chamam atenção pela aparência

O gato da raça conhecida pelo nome “gato de bengal” costuma chamar muita atenção das pessoas. Não é incomum que as pessoas confundam o gato de bengal com jaguatiricas.

Afinal de contas, de maneira semelhante a esses animais, esse felino possui manchas marrons, pretas ou cinza-escuras sobre um fundo claro. Em geral, os pêlos do gato de bengal têm um brilho bem atrativo. A pelagem também é bem macia e densa.

A cor dos olhos, que normalmente são grandes, varia. Esses gatos podem ter olhos verdes, amarelos ou azuis.

Qual a origem do gato de bengal?

Muita gente se pergunta sobre a origem do gato de bengal, já que ele tem uma aparência bem diferente da dos gatos que a gente vê com mais frequência por aí.

A primeira vez que esse animal foi ainda na década de 1960, nos Estados Unidos. A cientista que acabou “criando” essa raça de gato foi Jean Mill. Para chegar a ela, Mill cruzou um gato-leopardo asiático com um gato doméstico.

Ou seja, o gato de bengal é resultado da mistura desses dois.

Quando a cientista fez esse cruzamento, a ideia dela era conseguir chegar a um felino que tivesse uma aparência selvagem e, ao mesmo tempo, tivesse um comportamento bem dócil.

E a tentativa de Jean Mill deu super certo. Atualmente, esse gato é muito popular.

Saúde nem tão boa

Infelizmente, os gatos de begal, assim como gatos de outras raças, são propensos a ter problemas de saúde.

Esse é um ponto mais comum do que muita gente imagina. Entre os problemas de saúde que ele pode ter, dá para mencionar problemas cardíacos, problemas renais e problemas oculares.

Por causa disso, o criador responsável precisa se preocupar em fazer testes de saúde nos gatos que reproduziram esse animal. Isso dará uma visão sobre as chances que o animal desenvolva os mesmos problemas.

Em todo caso, é bom que o tutor mantenha as consultas veterinárias em dia, para evitar que a situação seja descoberta quando o quadro estiver mais avançado.

Mesmo com tal propensão a certos problemas de saúde, super vale a pena adotar gatos dessa raça.

Afinal de contas, eles costumam ser muito inteligentes. Quem gosta de treinar gatos fica muito contente em poder treinar a raça.

Dá para treinar o gato de bengal para fazer truques, da mesma forma que dá para ensinar a usar a caixa de areia e até andar de coleira. No geral, esses gatos também adoram brincar com brinquedos interativos e podem ser treinados para jogar bola.

Gatos de bengal são muito enérgicos?

Já comentamos que o gato de bengal pode ser muito interativo. Esse já é um bom indicativo de que ele tem uma boa quantidade de energia para gastar. E não é difícil treiná-los, com a inteligência e as habilidades que eles possuem. Além, é claro, da personalidade agitada e animada.

Esse é o tipo de gato que a gente pode ver facilmente em competições de gatos.

É por essa razão, inclusive, que eles têm ficado mais populares ao redor do mundo. Além disso, tem a aparência exótica e personalidade animada deles, que com certeza é um ponto positivo para pessoas que procuram um animal de estimação ativo e brincalhão.

O dono só precisa estar ter a mesma energia e disposição para conseguir da conta desta pequena “fera”. Afinal de contas, esse felino realmente adora uma brincadeira fora de hora e pode querer muita atenção, em comparação com outras raças de gatos.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.