Greve do INSS: afetados pela paralisação devem reagendar serviços já marcados; veja o passo a passo

Após greve no INSS, usuários têm de reagendar serviços. A data originalmente marcada será considerada como a data de entrada do requerimento.

Na última quarta-feira (30), médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil decidiram interromper suas atividades, dando início a uma greve por tempo indeterminado.

Esse já é o terceiro dia de paralisação e a orientação é que os segurados do INSS que tinham marcado algum serviço refaçam o agendamento pelo site. Para evitar prejudicar os segurados, o INSS vai considerar a data originalmente marcada para o serviço como a data de entrada do requerimento.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica por dentro de detalhes sobre a greve dos servidores do INSS, como é possível reagendar algum serviço que teria sido agendado antes e confere os canais de contato do INSS. Continue lendo!

Entenda a greve dos servidores do INSS

Greve do INSS: afetados pela paralisação devem reagendar serviços já marcados; veja o passo a passo
Após greve no INSS, usuários têm de reagendar serviços. A data originalmente marcada será considerada como a data de entrada do requerimento. (Imagem: Reprodução/Internet)

Em todo o país, em torno de 3,2 mil profissionais do INSS interromperam os atendimentos. Em nota, onde esclarece o motivo do desencadeamento da greve, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais chama a postura do Governo Federal de “omissa e desrespeitosa”. O que aconteceu foi que os peritos médicos foram surpreendidos pela interrupção do acordo assinado com o governo, depois de mais de dois meses de negociação.

A seguir, você confere as reivindicações por trás da paralisação que acaba de chegar ao seu terceiro dia:

Publicidade

Publicidade

  • Recomposição salarial relativa às perdas inflacionárias de 2019 a 2022 (19,99%);
  • Edição do decreto que regulamenta a carreira e permita o desenvolvimento funcional anual dos peritos;
  • Promoção imediata de concurso público para a recomposição dos quadros da carreira, cuja defasagem chega a 3 mil servidores;
  • Readequação da estrutura física das agências da Previdência Social, que, segundo eles, foram reabertas de modo precipitado e sem as condições sanitárias adequadas;
  • Melhoria de aspectos operacionais da perícia;
  • Fim da “teleperícia” (Perícia médica com uso de telemedicina).

Desde outra paralisação, que aconteceu ainda no mês de fevereiro, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais tem feito negociações com o Ministério do Trabalho e Previdência envolvendo a carreira de perito médico federal. A Associação já deixou o aviso de que “a paralisação continuará até a Perícia Médica Federal receber o tratamento respeitoso que merece”.

Como reagendar algum serviço que eu já tinha agendado?

Aqueles segurados que tinham algum serviço agendado devem fazer novamente o agendamento do serviço.

Porém, vale ressaltar que o INSS afirmou, também por meio de nota, que irá considerar a data originalmente marcada do serviço como a data de entrada do requerimento, no intuito de evitar prejudicar os segurados.

Quem tiver de remarcar o serviço deve acessar o aplicativo Meu INSS ou acessar diretamente o site do INSS e seguir os seguintes passos:

  1. Após fazer o login na conta do segurado, clicar em “Auxílio-doença”, na aba “Benefícios”;
  2. Clicar em “Perícia” e, em seguida, selecionar a opção “Remarcar perícia”;
  3. Depois de escolher a opção de “Remarcar perícia”, informar o número de documento e reagendar o atendimento para a data de escolha.

Canais de contato do INSS

Caso o segurado encontre dificuldades para refazer o agendamento de forma online, também é possível ligar para o número 135, para fazer novo agendamento. O atendimento por este canal de comunicação, que requer ter em mãos o número do CPF do segurado, acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A ligação é gravada a partir do momento em que o segurado ou o responsável pelo segurado passa a conversar diretamente com um atendente. Basta informar que o segurado deseja remarcar o exame de perícia médica do INSS.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Pagamento do 13º do INSS começa em abril; descubra quando você vai receber

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário