O guia definitivo para plantar Suculentas: tudo o que você precisa saber está aqui!

Elouise Lopes

11/03/2023

As suculentas têm se tornado cada vez mais presentes nas casas das pessoas, tendo em vista que são muito práticas de cuidar. Mas é bom ficar por dentro do guia definitivo para plantar suculentas.

Veja também: 7 melhores plantas para pendurar em casa (ideais para decoração de interior)

Afinal de contas, ser uma planta prática e resistente não quer dizer que essa planta não precise da devida atenção.

O guia definitivo para plantar Suculentas: tudo o que você precisa saber está aqui!

Pensando nisso, é bom você ter mais cuidado e seguir as instruções certas para fazer o plantio de suculentas no jardim de sua casa.

Escolhendo a suculenta certa

Quando for à procura de uma suculenta para plantar, você pode ter certeza de que vai se deparar com uma grande variedade de suculentas disponíveis. Cada uma dessas plantas tem suas próprias necessidades de cuidado, e você precisa seguir esses cuidados.

Nesse caso, vai ser preciso você levar em consideração o ambiente, o tamanho da planta, a cor das folhas e assim por diante.

As suculentas podem ser bem diferentes umas das outras. Algumas podem crescer como arbustos, e outras podem crescer em pequenos aglomerados.

Preparação do solo

Outro ponto que você deve prestar muita atenção é a preparação do solo. Afinal, essa é uma parte super importante para o processo de plantar suculentas.

Para começar, você deve escolher um solo bem drenado, porque esse é o tipo de planta que não se dá bem com solo encharcado. É bom apostar em areia grossa ou perlita. Depois de definir o solo, você precisa ter um vaso que possua um buraco de drenagem no fundo.

É importante ter atenção sobre essa questão da drenagem, porque a raiz da suculenta pode acabar apodrecendo, caso o solo fique constantemente úmido.

Plantando suculentas

Depois de ter dado a devida atenção para a preparação do solo, chega a hora de fazer o plantio da suculenta.

Para fazer isso, coloque uma camada de drenagem de pedras ou argila expandida no fundo do vaso, o que irá ajudar na drenagem, e depois adicione o solo, com cerca de 2,5 cm de espaço na borda.

Feito isso, é só fazer um buraco no centro do solo e plantar a suculenta, cobrindo as raízes com o solo. Daí em diante é só regar a suculenta.

Cuidando de suculentas

Cada suculenta vai pedir cuidados específicos, mas no geral essas plantas precisam de uma rega cuidadosa. Não pode ser feita com exagero, porque as suculentas não gostam de excesso de água, como comentamos antes.

Além disso, essa planta precisa de luz direta, para poder crescer de forma saudável. E você também precisa fertilizar a suculenta de vez em quando, porque a fertilização vai dar nutrientes suficientes de que a planta precisa.

Regularmente, é bom fazer a poda dessa planta, cortando os caules mais longos e removendo as folhas mortas. Isso irá manter a planta com uma aparência saudável e também bonita.

Propagação de suculentas

Você pode aproveitar as suculentas que já tem para propagá-las ainda mais. Isto é, dá para usar as folhas ou o caule da suculenta que tem como mudas para criar novas plantas.

Fazer isso é muito bom, principalmente se você tem a intenção de fazer a sua coleção de suculentas no jardim ou dentro de casa. Também é uma boa pedida se você quer presentear pessoas próximas a você com plantas.

Ao mesmo tempo, fazer a propagação das suculentas é um ato coletivo porque ajuda as suas plantas a manterem um bom desenvolvimento, crescendo fortes e saudáveis.

Solucionando problemas com suculentas

As suculentas são plantas resilientes e resistentes. Só que, como qualquer outra, estão suscetíveis a problemas, como doenças, pragas, apodrecimento das raízes e assim por diante. Por isso, você precisa ficar de olho e estar preparado para resolver qualquer desordem.

Alguns indicativos de que a sua suculenta pode estar com a saúde comprometida é a presença de folhas murchas ou amareladas. Esse é normalmente tido como um sinal de que a planta está com o solo enxarcado.

Outro sinal negativo é o aparecimento de manchas escuras nas folhas. Isso aí pode indicar que a sua planta está com falta de luz solar ou que está sofrendo com a presença de fungos. Se ela estiver com as folhas caídas, isso também é indicativo de problema de falta de luz do sol.

No geral, é bom ficar de olho, para ver se não há presença de insetos na planta. Caso perceba isso, talvez seja bom usar inseticida e limpar as folhas da sua planta.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.