ESTA é a hora LIMITE para você votar; se você atrasar o voto NÃO será válido
Descubra qual será a hora limite para você votar nas eleições 2022, o que varia de acordo com a região em que você vive.
Nas Eleições 2022, a hora limite para votar irá variar conforme o lugar em que o eleitor mora. Afinal, pela primeira vez todas as seções eleitorais do país funcionarão com base no horário de Brasília.
Ou seja, cidades que não têm o mesmo fuso horário de Brasília terão prazos diferentes para a votação tanto neste domingo (02/10) quanto no dia 30 de outubro.
Para entender melhor esta situação e saber qual o horário de votação na sua região, continue acompanhando o texto abaixo.
Qual a hora limite para votar nas Eleições 2022?
Nos locais que seguem o horário de Brasília, a votação acontecerá das 8h até às 17h. Após este horário, o eleitor só poderá votar se já estiver na fila.
Confira também
Não erre na Hora H: esta é a ordem de votação nas Eleições de 2022
Este será o horário de votação válido para a maior parte do país, incluindo todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste (exceto Fernando de Noronha).
Mas, para os lugares com fusos diferentes da capital nacional, o prazo terá que se adequar ao horário de Brasília. Isso porque nas eleições de 2022 as seções eleitorais terão que abrir e fechar ao mesmo tempo em todo o país.
Quais são os lugares com horário de votação diferente?
O prazo para votar nas eleições 2022 será diferente nos seguintes lugares:
- Acre – das 6h às 15h (duas horas antes do fuso de Brasília);
- Amazonas – das 6h às 15h em 11 municípios. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença;
- Amazonas – das 7h às 16h em todos os demais 51 municípios (uma hora antes do fuso de Brasília);
- Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima – das 7h às 16h (uma hora antes do fuso de Brasília);
- Fernando de Noronha (PE) – das 9h às 18h (uma hora depois do fuso de Brasília).
Com a unificação, a votação irá terminar simultaneamente em todo o país, mas eleitores que ainda estiverem na fila após o horário terão o direito de votar.
A apuração começará às 17h (horário de Brasília) no Brasil inteiro, e a Justiça Eleitoral não precisará mais esperar o fim do horário de votação no Acre para iniciar os procedimentos, como nas eleições anteriores.
VEJA TAMBÉM
Eleições 2022: cidadãos vão ser impedidos de votar se não cumprirem esta regra