Horário de Verão vai voltar no Governo Lula? Veja o que já sabemos sobre…

Rumores sugerem que, durante o novo governo Lula, é possível que o Horário de Verão volte; veja se esses rumores são verdadeiros!


Desde que foi eleito, no dia 30 de outubro de 2022, ao receber 50,90% dos votos válidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem defendido uma série de mudanças ao assumir o cargo de presidente da república. Uma mudança, entretanto, tem dado o que falar recentemente nas redes sociais. Durante o novo governo Lula, é possível que o Horário de Verão, extinto por Bolsonaro (PL), volte.

A seguir, você entende de onde vem esse rumor — e quais as chances de ele realmente ser verdadeiro. Ou seja, de o Horário de Verão realmente voltar durante o governo Lula.

Horário de Verão vai voltar no Governo Lula?

O Brasil não adota o Horário de Verão desde 2019, quando o então presidente, Jair Bolsonaro, o extinguiu. O horário de verão consistia basicamente em adiantar os relógios em 1 hora entre outubro e fevereiro com o objetivo especialmente de economizar energia elétrica.

Embora não tenha comentado sobre essa questão ao longo da campanha eleitoral, Lula recentemente deu indícios de que pode voltar com o Horário de Verão neste seu terceiro mandato.

Em seu perfil no Twitter, Lula abriu uma enquete questionando os seus seguidores sobre uma possível volta do horário de verão: “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”.

No momento de publicação desta matéria, a enquete ultrapassa os 2,1 milhões de votos. O resultado atual é de 67,3% favoráveis à volta do horário e 32,7% contrários.

Entretanto, embora possa ser usado por Lula como parâmetro para discutir ou adotar ou não essa medida ao assumir o cargo, uma simples enquete no Twitter certamente não será o bastante para que o novo presidente bata o martelo.

Horário de Verão ajuda mesmo a economizar?

Estudos recentes da NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) sugerem que não, o horário de verão não necessariamente garante mais economia de energia no Brasil.

Isso porque o pico de consumo de energia durante o verão passou do final da tarde para o começo da tarde. Neste período, os consumidores passam a usar aparelhos de ar-condicionado, o que faz, portanto, com que o cálculo de economia de energia não faça mais sentido.

A ideia por trás do horário de verão é fazer com que os consumidores mantenham as luzes apagadas por mais tempo. Com isso, aproveitam a luz natural, do sol, que fica à disposição por mais tempo ao longo do verão. Entretanto, com a mudança do pico de consumo, a baixa economia gerada por essa prática pode acabar não compensando.

Você também pode gostar de ler:
Auxílio Brasil 2023 pode ter ESTAS EXIGÊNCIAS ao mudar para Bolsa Família

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.