Informe de Rendimentos INSS 2023 – Aprenda a tirar seu extrato!
Saiba como tirar o Extrato INSS IRPF e consultar o seu informe de rendimentos para declarar o imposto em 2023.
Para declarar o Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) 2023, aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer o informe de rendimentos.
Para isso, é necessários emitir o chamado Extrato INSS IRPF, o que pode ser feito presencialmente ou pela internet, conforme mostraremos no texto abaixo.
Como tirar o extrato para o Informe de Rendimentos do INSS 2023?
Os aposentados e pensionistas que quiserem acessar o informe de rendimentos sem sair de casa podem fazer isso pelo site ou aplicativo Meu INSS ou ainda pelo site da Previdência Social (mais detalhes abaixo).
Confira também
Prova da Vida do INSS 2023 terá mudanças importantes; entenda como vai funcionar
Enquanto isso, quem prefere fazer isso presencialmente deve ir até uma agência do INSS. No entanto, nesse caso é preciso fazer um agendamento antes.
Como consultar o informe de rendimentos do INSS pela internet?
Para consultar o informe de rendimentos do INSS pela internet, o segurado pode acessar o aplicativo ou site Meu INSS. Em seguida, basta fazer login na plataforma com uma conta gov.br ou criar uma nova, caso ainda não tenha.
Depois disso, é só clicar na opção “Extrato para Imposto de Renda” e selecionar o ano de 2022 para fazer a declaração de 2023. Dessa forma, o extrato ficará disponível para consulta sempre que for necessário.
Além disso, outra opção de consulta ao extrato de rendimentos do INSS é por meio do site da Previdência Social. Nesse caso, basta acessar o site e preencher os dados solicitados para fazer a consulta.
Como acessar o extrato presencialmente?
Enquanto isso, os aposentados e pensionistas que desejam tirar o extrato pessoalmente precisam acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clicar em “Agendamentos/Solicitações”.
Em seguida, é só clicar em “Novo Requerimento” e digitar “Extrato para Imposto de Renda (IR) – Atendimento presencial” na barra de pesquisa. Após o agendamento, basta ir até a agência INSS escolhida e levar o CPF e um documento com foto, como RG ou CNH.
VEJA TAMBÉM
Salário-Mínimo INSS 2023 – Possível valor, comparação com 2022 e mais!