IPTU Natal 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!
Fique por dentro das principais informações a respeito do pagamento do IPTU Natal 2023, como eventuais descontos e mais.
As prefeituras de diferentes cidades brasileiras já liberaram informações sobre o IPTU 2023 e uma delas foi a prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A partir dessas informações, os cidadãos já vão poder se organizar para quitar o imposto no próximo ano. Portanto, confira a matéria a seguir.
Como conseguir desconto no IPTU Natal 2023?
Assim como outras cidades do Brasil, a capital Natal permite que os contribuintes consigam descontos no pagamento do IPTU. Nesse caso, o abatimento é concedido para quem faz o pagamento do imposto com antecipação. Isto é, nas primeiras datas em que é possível pagar o tributo.
Veja também: Empréstimo do Auxílio Brasil: Caixa Tem voltará a oferecer apenas NESTA DATA
A fim de fazer o pagamento com antecedência e garantir desconto, o cidadão deve emitir o carnê pelo site da prefeitura. Ao entrar no portal, basta informar CPF e data de nascimento ou escolhendo CPF, CNPJ e o número do imóvel comercial.
Calendário de pagamentos
As datas do parcelamento seguem a ordem e quantidade de parcelas:
- 21 de março: 1ª parcela;
- 21 de abril: 2ª parcela;
- 22 de maio: 3ª parcela;
- Assim sucessivamente.
O contribuinte do IPTU que desejar visualizar o calendário completo e ficar por dentro dos detalhes do pagamento do tributo deve acessar o sistema, por meio de seu login e senha.
Como pagar o imposto?
A cidade de Natal dá algumas opções para o contribuinte fazer o pagamento do IPTU. Desse modo, a prefeitura autoriza algumas agências para realizar o recebimento desse imposto.
Entre essas agências estão a Caixa Econômica Federal, o Banco Santander, Bradesco e Itaú. Além disso, o cidadão pode pagar online, por meio do seu banco digital. Desse modo, deve haver redução no número de atrasos no pagamento do imposto.
A fim de inovar, a prefeitura de Natal também vai estar aceitando pagamento por meio de Pix. Ou seja, os contribuintes vão ter a opção de pagar com débito em conta, mas também vão poder fazer o pagamento de forma instantânea.
Contudo, é importante observar que a opção de Pix só vai ser aceita se for feita através dos bancos que mencionamos anteriormente.
De modo geral, a ideia é que os contribuintes tenham cada vez mais facilidade na hora de quitar o IPTU. Por isso, a prefeitura de Natal está se preocupando em dar outras alternativas para o cidadão.
Veja também: Empréstimo para Inadimplentes Caixa Tem – Como funciona? Quem pode contratar?