Prouni 2022: Como buscar uma bolsa de estudos do programa

Como realizar uma busca de bolsa de estudos do programa Prouni 2022? Entenda tudo que você precisa aqui No Detalhe.

O Prouni nasceu no ano de 2004 e desde então oferece bolsas de estudo em faculdades particulares para alunos que não tenham condições de bancar seus estudos. São bolsas integrais e parciais para toda pessoa de baixa renda e sem outros diplomas de ensino superior.

As bolsas de estudos Prouni são oferecidas por através do site oficial do Prouni, que permite também que os participantes acompanhem as atualizações diárias da nota de corte de cada curso. 

Publicidade

Publicidade

O que é o Prouni e como é feito seu cadastro?

O Prouni é um programa que garante a inclusão de jovens de baixa renda em universidades particulares através de bolsas integrais e parciais. Para poder participar, a pessoa deverá ter realizado o Enem anteriormente. 

Prouni 2022 Como buscar uma bolsa de estudos do programa
Fonte/Reprodução: original

As inscrições para a bolsa de estudos Prouni são feitas diretamente pela plataforma oficial do Prouni. Para se inscrever é necessário indicar o número de cadastro do Enem e algumas informações pessoais.

Após a inscrição, todo candidato poderá escolher até duas opções de cursos de universidades filiadas ao programa. 

Publicidade

Publicidade

Quais os requisitos para bolsa de estudos do Prouni?

Para conseguir competir por uma bolsa de estudos Prouni, é preciso estar dentro de alguns requisitos pré-definidos. São eles:

  • Ter cursado todo ensino médio através de escola pública;
  • Ter sido bolsista em escolas particulares;
  • Ter algum tipo de deficiência;
  • Atuar como professor da rede pública.

As duas bolsas oferecidas pelo programa são projetadas para pessoas que não tenham condições de bancar os próprios estudos.

Na bolsa integral, o candidato deverá ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Já para bolsas parciais, fica definido o valor de até 3 salários mínimos por cada integrante da família. 

Como manter bolsa de estudos do Prouni até o fim do curso?

Para conseguir manter a bolsa até o final do curso na universidade, é necessário que a pessoa esteja sempre atenta ao seu desempenho e também alguns outros eventos que podem acontecer ao longo do curso.

A seguir algumas das situações que fazem com que as bolsas de estudos do programa sejam perdidas.

Evasão escolar

Alunos que tenham faltas superiores a 25% podem perder suas bolsas por evasão escolar. Segundo o MEC, todos alunos de universidades devem cumprir 75% de presença em todas as aulas.

Publicidade

Publicidade

Por isso, o controle de faltas fica em responsabilidade da universidade.

Matrículas em outras instituições

O aluno que tenha bolsa Prouni não deverá cursar outro curso em universidades públicas. Caso realize a matrícula em uma instituição pública, a bolsa do Prouni será perdida.

Matrícula perdida

Todos os estudantes com bolsas de estudos Prouni podem perder efetivamente seu benefício se caso não realize a matrícula no período determinado pela universidade.

Por isso, é necessário atenção às datas e documentos exigidos.

Reprovação em 25% das matérias do período

Publicidade

Se um semestre é composto por 6 matérias, o estudante com bolsa de estudos Prouni deverá ser aprovado em no mínimo 5. Deste modo, o MEC consegue garantir que o estudante se dedique inteiramente ao curso.

Publicidade

Caso ele seja reprovado em mais matérias, a bolsa passará para outra pessoa que esteja na lista de espera. 

Esquecer de apresentar todos os documentos necessários

Toda vez que um semestre terminar, o bolsista deverá atualizar seus dados do Prouni. Por isso, uma lista de documentos deverá ser entregue à coordenação da universidade. Caso isso não seja feito, o Prouni será cancelado automaticamente. 

Muitos estudantes acabam por perder suas bolsas de estudos Prouni por falta de atenção e organização. Assim, é necessário sempre estar atento aos prazos e desempenho nos estudos para que a bolsa seja mantida até o final do curso.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário