IPVA 2021 – Detran MT: Consultar Valor, Calendário e Pagamento

Flavio Carvalho

17/02/2021

As festas de fim de ano passaram, as férias começam para uns e terminam para outros, mas uma coisa permanece igual: as contas anuais. 

Divididas entre as mensalidades escolares, boletos de reforma e contas da casa, estão os impostos como o IPVA.

Considerado um dos mais importantes, o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, acaba virando uma dor de cabeça para os motoristas que esquecem de prazos, cometem irregularidades ou estão recebendo o imposto pela primeira vez.

Neste artigo, você confere as principais dicas de como consultar o seu imposto e evitar problemas futuros com um simples clique. Confira.

Consultar valor do IPVA

sobre ipva

O IPVA é um imposto estadual, cobrado anualmente, que é obrigatório para todo proprietário de veículo, incluindo motocicletas.

Como o imposto é calculado com base no valor total do veículo, alguns proprietários de carros de modelos mais antigos recebem isenção, assim como quem foi roubado, furtado ou deixou de ter o veículo no ano vigente. 

Cada estado determina seu sistema de consulta e emissão, que é regularizado pelo DETRAN

Para realizar a consulta, o motorista deve seguir o passo a passo:

  1. Acesse o portal do DETRAN;
  2. Clique em ‘Emitir IPVA’;
    site detran mt
  3. Informe os dados do veículo (ex: código Renavam);
  4. Em alguns casos, o sistema pede uma senha que deve ser cadastrada pelo motorista;site sefaz mt
  5. Navegue pelo menu para visualizar suas informações, como valor, prazos, documentos para isenção (quando for o caso), entre outras funcionalidades. Saiba aqui quem tem direito a isenção do IPVA. 

Sabendo o valor da alíquota aplicada ao seu veículo basta consultar a Tabela Fipe e fazer o cálculo do IPVA em conformidade com as regras aplicadas ao seu modelo e ano de carro ou moto.

Para facilitar o acesso aos sistemas, e garantir o atendimento aos motoristas que tem pendências com os órgãos como DETRAN, todo ano é montado um calendário de acordo com o final da placa do veículo e se o pagamento é a vista ou parcelado, o importante é não deixar o IPVA atrasar

unidade detran mt

Calendário de Pagamento

calendário iconO calendário oficial é divulgado anualmente pelos órgãos de administração de trânsito (DETRAN).

Para ter acesso ao calendário, basta visitar o portal de serviços da sua cidade, ou portais de notícias que divulgam amplamente os calendários de acordo com a região. 

Em geral, a tabela segue a seguinte regra:

[table “1” not found /]

Como Pagar o IPVA no Mato Grosso do Sul

Para quem não tem pendências como multas ou taxas, o pagamento do IPVA ocorre normalmente, como outra conta qualquer.

Basta se dirigir à uma agência bancária credenciada, portando o documento do veículo e o boleto com o valor a ser pago. Também é possível pagar o IPVA em casas lotéricas, internet, débitos agendados e terminais de autoatendimento.

Caso o seu veículo possua alguma pendência junto aos órgãos de fiscalização, você deve se dirigir ao DETRAN da sua região para regularizar a situação e poder efetuar o pagamento do imposto presencialmente em um dos postos determinados pelo órgão. 

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.