IPVA 2022: Kit-GNV é alternativa para desconto no IPVA 2022 no RJ. Entenda o caso

No Rio de Janeiro, motoristas que instalam Kit-GNV têm desconto no IPVA 2022, mas para isso é preciso fazer a conversão até o final do ano.

No Rio de Janeiro, os motoristas têm um incentivo a mais para instalar um kit-GNV em seus veículos: o desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Para 2022, muitos condutores do estado estão considerando esta ideia para enfrentar o aumento previsto para o IPVA. Para veículos registrados no Rio de Janeiro que tenham o Kit-GNV instalado, a alíquota do IPVA RJ cai de 4% para 1,5% do valor do carro, o que em muitos casos representa redução de algumas centenas de reais.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, quem ainda não fez a conversão para garantir o desconto no imposto precisa se apressar, pois é preciso instalar o Kit-GNV e fazer a vistoria no Detran até o final de 2021 para ter esse direito já no próximo ano.

Kit-GNV é alternativa para desconto no IPVA 2022 no RJ
Motoristas do Rio de Janeiro tem direito a desconto no IPVA ao instalarem Kit-GNV. Foto: Fabio Tito/g1

Alta procura do Kit-GNV para ter desconto no IPVA faz preço subir

Mas os motoristas fluminenses interessados em conseguir o desconto no IPVA RJ 2022 com a instalação do Kit-GNV em seus veículos devem se apressar, pois o prazo curto vem influenciando altas no preço do cilindro e da instalação, e alguns itens já estão em falta em muitos lugares.

No caso do equipamento de 60 litros (quinta geração), por exemplo, há casos em que o preço está quase mil reais acima da média, que é de R$ 4 mil.

Publicidade

Publicidade

Mas apesar do tempo curto exigir pressa, especialistas recomendam que a ideia seja avaliada com cautela. Isso porque mesmo que ofereça um bom desconto no IPVA, nem sempre a instalação do Kit-GNV vale a pena.

Um dos principais fatores para se considerar antes de fazer a conversão é a quilometragem diária ou mensal que cada motorista costuma rodar com seu carro.

Segundo estimativas, a projeção é que alguém que investe R$ 4 mil em um Kit-GNV e rode 1 mil quilômetros por mês consiga recuperar o dinheiro gasto entre 11 e 13 meses. Sendo assim, este é um investimento para quem roda bastante.

Em relação à economia proporcionada pelo GNV, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) estima que a cada real gasto com o gás natural, um carro roda o dobro do que rodaria com gasolina ou etanol.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário