IPVA 2022 isento para carros fabricados até ESTA data!

Flavio Carvalho

11/01/2022

A cobrança do IPVA 2022 já começou em diversos estados. Trata-se do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é calculado com base no valor venal dos automóveis. Sua alíquota varia de 1% a 4%, que é aplicada sobre o valor do bem.

O pagamento do IPVA é obrigatório, mas existem alguns casos de isenção. Um deles é a idade do veículo! Dependendo do ano de fabricação, o imposto sai na faixa. A seguir, você confere como funciona!

ipva 2022

Isenção do IPVA 2022 por ano de fabricação do veículo

Cada estado do país estabelece quantos anos o veículo deve ter para se enquadrar no benefício da isenção. Há estados que concedem a gratuidade para carros fabricados há 10 anos, enquanto outros trabalham com faixas de 15, 20 e 30 anos.

Veja como funciona nos principais estados do país e saiba que seu carro se enquadra em um caso de isenção do IPVA 2022:

Carros fabricados há 10 anos

Somente um estado concede isenção para carros fabricados há 10 anos, o Amapá. Neste caso, se seu veículo é registrado no estado e foi fabricado até 2011, ele tem direito ao benefício em 2022.

Carros fabricados há 15 anos ou mais

Se seu carro foi fabricado há 15 anos ou mais (até 2007 e anos anteriores), os seguintes estados concedem a isenção do IPVA 2022:

  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Espírito Santo;
  • Maranhão;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rondônia;
  • Sergipe.

Carros fabricados há 18 anos ou mais

Neste caso, apenas um estado garante a isenção do imposto para carros fabricados há 18 anos ou mais: o Mato Grosso. Seu veículo precisa ter data de fabricação até 2004 para ser isento.

Carros fabricados há 20 anos ou mais

A isenção do IPVA de carros fabricados há 20 anos ou mais é aplicada somente para os seguintes estados:

  • São Paulo;
  • Paraná;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Acre;
  • Alagoas;
  • Rio Grande do Sul.

Para ter direito à isenção do IPVA 2022, seu carro precisa ter data de fabricação até 2001 se for registrado em um desses estados.

Carros fabricados há 30 anos ou mais

Santa Catarina e Tocantins asseguram a isenção do IPVA para carros fabricados há 30 anos ou mais. O estado de Minas Gerais também concede o benefício para veículos a partir de 30 anos, mas faz uma exigência: eles precisam ter placa preta.

Como solicitar a isenção do IPVA por ano de fabricação?

Não há necessidade de solicitar a isenção do imposto por ano de fabricação, normalmente ela é concedida de maneira automática pela Secretaria de Fazenda do Estado.

Mas, caso receba alguma cobrança indevida é importante entrar em contato com a Secretaria de Fazenda do Estado ou Detran para saber como proceder e garantir a isenção.

IPVA mais caro em 2022

O IPVA subiu significativamente em 2022 devido à valorização sofrida pelos automóveis em 2021. Em média, houve um aumento de 22% no valor venal, o que encareceu o imposto.

Alguns estados decidiram congelar o IPVA, evitando o aumento para o contribuinte. Outros ampliaram o número de parcelas e concederam descontos em todas as formas de pagamento.

Tais medidas têm como foco garantir a arrecadação dos impostos e minimizar o risco de inadimplência, especialmente em um momento de crise econômica e subida do desemprego.

Como consultar o IPVA 2022?

Existem duas formas principais de consultar o IPVA 2022: no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do Estado em que o veículo está registrado.

Para isso, basta acessar o site e o serviço de consulta de débitos do veículo. Ao utilizá-lo também é possível gerar o boleto de pagamento, caso tenha interesse em obter o documento.

Estados que disponibilizam o pagamento online (por internet banking e aplicativo de banco) e em terminais de autoatendimento de instituições financeiras (caixas eletrônicos) também possibilitam a consulta do valor do imposto nesses canais.

Acesse a ferramenta e a seção de pagamentos. Então, selecione IPVA e informe os dados solicitados para realizar a consulta e quitar a dívida.

Em todos os casos, é obrigatório informar o Renavam, que é o Registro Nacional de Veículos Automotores. Trata-se de uma espécie de RG do veículo e pode ser encontrado no canto superior do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta